“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho. Quando, além desses sintomas, ocorre lábios e unhas arroxeadas e desfalecimento, a morte por asfixia é iminente”, comenta o cirurgião Wander Mattos Cardoso.
Bebês, por exemplo, podem engasgar com o leite durante a amamentação ou ao golfar enquanto dormem. Em crianças menores, o risco maior é de broncoaspirar alimentos em grão ou engasgar com balas ou pequenos objetos levados à boca por curiosidade.
A volta do leite não é o único sinal do refluxo. Há casos em que o bebê tosse, apresenta chiado no peito e tem dificuldade para respirar. “A mãe também pode desconfiar do problema quando a criança chora demais, fica irritada, inquieta, dorme mal e recusa alimentos.
Na maior parte das vezes, o corpo estranho é deglutido e vai para o sistema digestivo, podendo ser eliminado nas fezes. Em alguns casos, é necessário algum procedimento para retirada do objeto. Se o corpo estranho for para as vias respiratórias, o quadro pode ser mais grave.
A broncoaspiração é um processo pelo qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito entram nas vias aéreas, passam pelas pregas vocais e chegam até os pulmões, podendo causar pneumonia ou morte por asfixia.
A broncoaspiração — quando a pessoa inspira o vômito ou um corpo estranho e fecha as vias aéreas — é um dos grandes temores dos pais de recém-nascidos.
Quais são os custos de um financiamento?
O que fazer durante uma crise de esquizofrenia?
Qual o melhor horário para treinar de manhã ou à noite?
Como falar e aparecer escrito no WhatsApp?
Quais as principais características dos deuses gregos?
Porque os bebês nascem sem cabelo?
Como dividir a nota do Enem 2021?
Até quando posso pagar o CRLV 2021 RJ?
Quais são as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social no CRAS?
O que é idiossincrasia em Farmacologia?
Qual foi a melhor série do Mundo 2021?
Como saber se a nozes está estragada?
Como fazer o ferro ficar mais duro?