As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.
→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:
Entenda o que são conjunções Coordenativas aditiva, adversativa, alternativa e outras; e ainda Subordinativas como casual, comparativa, condicionais, entre outras. Conjunções são palavras invariáveis que ligam duas orações ou dois elementos semelhantes de uma mesma oração. Podem ser coordenadas ou subordinadas.
As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. ... As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que. Mais, menos, menor, maior, pior, melhor, seguidas de que ou do que.
Conjunções subordinativas
As conjunções subordinativas são palavras invariáveis, cuja função é unir orações, pois uma delas exerce o papel principal, e a outra, o papel de subordinada, ou seja, dependente da primeira para a construção completa de seu sentido.
As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma ... Exemplos: Para que, a fim de que, porque (no sentido ...
Conjunção. Como conjunção subordinativa, o ‘se’ tem as seguintes classificações: a) Conjunção causal. Ocorre quando podemos substitui por ‘visto que’, ‘porque’ ou ‘já que’. É utilizada quando a oração subordinada apresenta uma causa da oração principal. ex: Se não chegou, tivemos que jantar sem você.
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Qual o melhor produto para alisar a raiz do cabelo?
Como transportar vinhos no avião?
Qual a idosa mais bonita do mundo?
O que fazer para tirar cheiro de jaqueta de couro sintético?
Quando começa os efeitos da sentença?
Qual a importância da flexibilidade no trabalho?
Quais são as principais características da concorrência monopolista?
Como se escreve a palavra persista?
Como fazer a nomenclatura dos hidrocarbonetos?
Quem cuida de idoso tem direito a um salário?
Como negociar valores com fornecedor?
Qual a melhor fruta para limpar os rins?
Quantos PdL para sair do ferro?
Como declarar doação de imóvel no IRPF 2021?
O que priorizar para o Enem 2021?