De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a água que sai da torneira deve ser incolor, insípida e inodora. Isso quer dizer que a bebida não deve apresentar cor, gosto ou odores. Se a água estiver com qualquer coloração que não a incolor, está vetado seu consumo.
Ponha água numa garrafa transparente limpa, tampe-a e, em seguida, coloque-a num lugar escuro. Se depois de alguns dias surgir nela ao menos um sinal alarmante (camada na superfície, plana em volta da garrafa e resíduo), é sinal de que a qualidade da água deixa muito a desejar.
Entenda: Água filtrada: os filtros retiram o gosto do cloro, as impurezas e os microrganismos da água. São bastante eficazes e garantem que a água fique própria para o consumo. Os filtros de água são versões mais simples, que funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas.
cheire a água e observe se há a presença de odor. A água potável e limpa não apresenta cheiro algum. Já a água que não está própria para consumo pode ter os seguintes odores: alvejante: apesar de este odor não representar perigo, ele significa que a companhia de saneamento trata a água e a mantém limpa com cloro.
Falando de modo generalista, a água filtrada serve apenas para hidratação do corpo, enquanto que a água mineral natural, além de fornecer hidratação, traz uma série de outros benefícios à saúde, por conter uma série de minerais em sua composição.
A água filtrada deve apresentar algumas características, como não ter gosto, não ter cheiro e não ter cor, ou seja, ser insípida, inodora e incolor, além de não ter microrganismos que possam causar doenças, como os coliformes fecais.
Porém, a água que não está bem filtrada pode ser nociva, aumentando o risco de contaminação por micro-organismos em vez de fortalecer a imunidade. A água distribuída à população pelas companhias responsáveis em cada cidade ou estado deve seguir os parâmetros exigidos pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde.
"A recomendação é filtrar ou ferver essa água antes da ingestão, caso não seja possível adquirir água engarrafada", afirma. Da mesma forma que o odor, o gosto alterado é um sinal que o líquido não está próprio para consumo.
Água filtrada: Chega na sua caixa d’água totalmente estéril. Passa pelos canos e sai pela torneira. A partir daí tem que passar por filtros ou ser fervida para que possa ser seguramente consumida. Água Mineral: É enchida em garrafões sem nenhum contado manual e levada aos distribuidores que se encarregam de deixá-la às suas mãos.
Empresas responsáveis fornecem a água de rede pública isenta de bactérias patogênicas. Portanto, o filtro não acrescenta qualquer benefício nesse sentido. Veja agora uma comparação que mostra bem a diferença entre água mineral e filtrada (lembrando que purificadores de água são o mesmo que água filtrada). Água filtrada: Depende da origem da água.
Como cancelar o registro no CRA-MG?
Como acabar um relacionamento por mensagem?
Como é possível solicitar a gratuidade da Justiça?
Como emplacar suporte de bicicleta?
O que fazer com a mãe do filho de seu namorado?
Como superar a saudade de um filho?
O que dizer para o namorado da sua filha?
O que fazer com o excesso de trabalho?
Como lidar com uma criança de gênio forte?
O que quer dizer agir por impulso?
O que fazer com doentes em fase terminal?
O que os psicólogos dizem sobre o medo?
Como identificar um marido mentiroso?
Como lidar com diferença de idade no relacionamento?
Quem namora pode ter melhor amigo?
Como lidar com filho mal agradecido?
Como controlar o meu lado negro?