A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).
Oração subordinada substantiva predicativa É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.
A oração subordinada substantiva completiva nominal completa um nome que pertence à oração principal e também vem marcada por preposição. Por Exemplo: Sentimos orgulho de seu comportamento. Sentimos orgulho de que você se comportou.
No português, as orações coordenadas e subordinadas são tipos de orações em que existem (ou não) relações sintáticas. ... Nas orações coordenadas, por exemplo, não há relação sintática entre elas e, por isso, são orações independentes. Já as orações subordinadas recebem esse nome pois uma está subordinada à outra.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - Exerce a função de objeto indireto. Exemplo: Recordo-me de que tu me amavas. Oração Subordinada Substantiva Apositiva - Exerce a função de aposto.
Orações Subordinadas Adjetivas. As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. São classificadas em: Explicativa e Restritiva. Oração Subordinada Adjetiva Explicativa - Destaca um detalhe do termo antecedente.
Oração principal: é um tipo de oração que no período não exerce nenhuma função sintática e tem associada a si uma oração subordinada. Oração subordinada: é toda oração que se associa a uma oração principal e exerce uma função sintática (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) em relação à oração principal.
Essa oração é chamada de oração principal; - A segunda oração, no entanto, possui uma relação de dependência com a anterior, exercendo a função de objeto indireto do verbo gostar, ou seja, possui a função de um termo integrante da oração anterior. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como conseguir se encostar por depressão?
Qual a relação entre razão é proporção?
Qual é o exercício aeróbico que queima mais calorias?
Quais são os hotspots do Brasil?
Quanto um aposentado pode pegar de empréstimo no banco?
Qual é o meio de transporte de carga mais barato?
Quais são as contribuições trabalhistas?
Como saber a solubilidade de um sal?
Como contabilizar o capital intelectual?
Qual cor de roupa combina com azul marinho?
O que causa pneumonia em coelhos?
Como recuperar vídeos apagados permanentemente do celular?
Qual a diferença entre hipérbole é eufemismo?
Quem nasceu em 1995 é de que geração?