Para fazer este cálculo, basta dividir o peso do seu veículo pela potência máxima indicada pela montadora. Por exemplo, um carro que tem 1000 kg e potência de 85 cv tem o resultado de 11,7 kg/cv.
Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o campo de observações do CRLV é livre e utilizado pelos Detrans para registro de informações que os órgãos considerem pertinentes. Normalmente, explicou a assessoria do órgão, o número do motor é impresso no documento do veículo se houve troca.
É simples: o valor apontado no motor é a medição de cilindradas daquela peça. Por exemplo, um motor 1.4 tem 1.400 cilindradas. Um 1.0 tem 1.000 cilindradas.
Para descobrir quantos cavalos existem no motor de um carro é preciso usar um dinamômetro, um aparelho que indica o torque (responsável por fazer o movimento giratório – força motriz – que faz o veículo se locomover mais facilmente) e a potência alcançada, em função da rotação do motor.
Como fazer o cálculo de torque do motor? O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque.
O número do chassi normalmente fica do lado direito, próximo ao banco do passageiro, na parte metálica. Lá, há uma tampa de encaixar, que ao ser levantada mostra o número marcado. Já o número do motor costuma ficar próximo ao cabeçote, em um espaço apenas para essa marcação.
A potência de um motor será a energia útil gerada por unidade de tempo, que pode ser entendida, de forma muito simplista, como a capacidade de aceleração. E não estará errado dizer que a potência condiciona a velocidade máxima, enquanto o torque define a capacidade de arrancada e de retomar velocidade.
Em muitos casos, é necessária uma ferramenta robusta para medir a potência do motor. É para isso que serve o dinamômetro dentro de uma oficina. Trata-se de uma máquina na qual o motor pode ser levado ao seu extremo, de forma que seja possível coletar os seus dados sem ter que ultrapassar os limites de velocidade.
Esta é a parte mais complicada. Até porque, quando a rotação do motor sobe, o torque diminui. E, ao contrário, quando o motor ganha velocidade, a sua potência aumenta. Ou seja, num automóvel, a potência é baixa a baixas rotações, e é o torque que tem maior influência ao colocar tração no asfalto para fazer mover as rodas.
Resumindo, para automóveis iguais, com potências diferentes, o mais potente cumpre o mesmo trajeto mais rapidamente (em estradas de velocidade livre, como as autobahnen alemãs). O que é mais importante: potência ou torque?
Qual o correto oficial ou oficiala?
Quanto tempo demora para proteína ser absorvida?
Quais são os tipos de lançamentos?
Estou grávida posso fazer um plano de saúde?
Quanto é o salário de um Youtuber?
Quanto tempo dura a faculdade de professor de artes?
Para que que serve shampoo Johnson?
Qual a importância da educação especial na Educação Infantil?
Quanto custa um telefone via satélite?
O que é a consciência coletiva?
Como é o nome de meia em inglês?
Quais são as Boas Práticas laboratoriais padrões nos laboratórios?
Qual a substância mais corrosiva?
Como eliminar tricomoníase de forma natural?