Tipos de madeira
Se for guitarra, violino, violoncelo, viola ou contrabaixo acústico, veja se o “F” do tampo superior possui peças coladas no sentido de sua espessura. Se houver, é porque o instrumento é de compensado.
A madeira de sugar maple (Acer saccharum) é também conhecida como hard maple. Maple é considerada uma madeira tonal (tone wood) ou acústica, ou seja, madeira que transmite bem as ondas sonoras e é utilizada em inúmeros instrumentos como violão, guitarra etc.
O mogno é uma madeira de alta densidade, com muito sustain, média estabilidade, timbre grave e encorpado, grande resistência mecânica; muito utilizada na fabricação de corpo e braço de guitarra e baixos, e fundo e laterais de violões.
O Alder, também conhecido no Brasil como Amieiro é uma madeira usada extensivamente na construção de corpos de guitarra e baixos por causa do seu peso leve e do som rico. O Alder é reconhecido por ter um dos sons mais balanceados entre as madeiras, com doses iguais de graves, médios e agudos.
O Spruce é uma madeira nobre e traz normalmente um médio e um agudo a mais para o instrumento. É ideal para você que gosta dos harmônicos e de fazer solos. Já o Mahogany, que também uma madeira nobre, traz para o instrumento graves encorpados e robustos, ideal para quem gosta de um som mais preenchido.
A Hard Maple, madeira da árvore com nome científico Acer saccharum tem sido a madeira favorita dos fabricantes de móveis americanos desde o estabelecimento das primeiras colônias dos Estados Unidos. Muito mais que a beleza de sua textura, nela os colonos americanos encontraram mil e uma utilidades.
Como o braço é uma das partes da guitarra que mais sofre com a tensão, a madeira mais indicada para a construção dessa parte é o maple, pois ela concede um bom sustain e qualidade no timbre também.
Já vimos no artigo anterior que a madeira é um dos principais responsáveis pelo timbre da guitarra. Existe também outro fator que a madeira influencia além do timbre: o chamado sustain. O sustain pode ser entendido como a duração da nota (quanto tempo o som produzido pela guitarra se mantém audível).
Dessa expansão vieram as madeiras: Maple Asiático, Nato, Poplar, Basswood, Plywood, Cedro, entre outras, substituindo o Maple Norte Americano, o Alder e o Ash. Existe outro fator que também influencia o timbre das guitarras além do tipo madeira: o corte delas.
FREIJÓ: Madeira de peso mediano para leve, de cor parda ou acastanhada, muito utilizada na construção de corpos maciços ou como base para top em outra madeira. Também é recomendada para tampos de instrumentos acústicos.
Como funciona o desumidificador elétrico?
O que pode interferir no crescimento de uma pessoa?
Quais as combinações de tipo sanguíneo?
Como tomar levedo de cerveja para acne?
Qual a diferença entre pedido de noivado e casamento?
Como usar purificador de água colormaq?
Como tomar microdose de ayahuasca?
Qual a diferença de plano de saúde com Co-participação e sem coparticipação?
Como funciona o Programa de Farmácia Popular?
Como tomar ioimbina para disfunção Eretil?
Qual o momento certo para induzir o parto?
Como se faz o quadro de Punnett?