Nesta modalidade, o governo assume parte do valor do medicamento, enquanto o cidadão paga o valor restante. Isto é resultado de uma parceria entre algumas farmácias e redes privadas do país. O cálculo baseia-se nos valores de referência de cada princípio ativo, definidos previamente pelo Ministério da Saúde.
O “Aqui Tem Farmácia Popular” disponibiliza à população medicamentos para hipertensão, diabetes, dislipidemia, asma, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Lembrando que os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma são gratuitos.
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Nesse sentido, o Programa cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
Foi implantado por meio da Lei nº 10.858, de 13 de abril de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) a disponibilizar medicamentos mediante ressarcimento, e pelo Decreto nº 5.090, de , que regulamenta a Lei 10.858 e institui o Programa Farmácia Popular do Brasil.
Medicamentos de graça na farmácia popular
Anticoncepção | Etinilestradiol 0,03 mg + Levonorgestrel 0,15 mg; Noretisterona 0,35 mg; Valerato de estradiol 5 mg + Enantato de noretisterona 50 mg. |
---|---|
Osteoporose | Alendronato de sódio 70 mg. |
Glaucoma | Maleato de Timolol 2,5mg; Maleato de Timolol 5 mg. |
Entre os medicamentos oferecidos, os mais conhecidos são: sinvastatina, timolol, budesonida, alendronato, carbidopa, metformina, glibenclamida, insulina, atenolol, captopril, losartana, propranolol, hidroclorotiazida e enalapril.
A gratuidade deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma.
"O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como um dos seus principais objetivos a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo, assim, o impacto do preço dos remédios no orçamento familiar.
Como funciona o programa? Até o final de julho deste ano, a Farmácia Popular do Brasil atuava por meio de duas frentes: rede própria e sistema de co-pagamento (“Aqui Tem Farmácia Popular”), as quais se diferenciam em alguns aspectos. Entenda:
A Farmácia Popular atende mais de 20 milhões de brasileiros por ano ofertando medicamentos com descontos de até 90%, ou gratuitos. A entrega desses remédios é realizada por farmácias credenciadas pelo Governo Federal.
A extinção da Farmácia Popular está entre as medidas planejadas para o corte de gastos para a geração de orçamento na criação do novo programa social, o Renda Brasil que irá substituir o Bolsa Família. A Farmácia Popular atende mais de 20 milhões de brasileiros por ano ofertando medicamentos com descontos de até 90%, ou gratuitos.
Na lista estarão disponíveis tanto os endereços dos estabelecimentos como os números de telefone da farmácia popular. Você também pode consultar as drogarias e farmácias cadastradas no seu celular ou tablet pelo aplicativo do SUS (DigiSUS) ou pelo site MeuDigiSUS.
Como baixar o Assassin's Creed?
Qual o melhor instrumento para iniciantes?
Como saber qual o meu localhost?
Como saber qual é meu logradouro?
Como se brinca de pique corrente?
Como saber se sou autodestrutiva?
Como se Brinca da brincadeira Tá Pronto seu Lobo?
Como descobrir seu ministério na Igreja?
Como se associar em uma colônia de pescadores?
Como extrair o encantamento do Minecraft?
Como funciona o telefone de lata?
Como saber qual é o seu MacBook?