A presença de alterações nas unhas pode ocorrer por um processo de envelhecimento natural ou alguma lesão como pancadas, mas também pode ser sinal de alguns problemas de saúde, como deficiência de vitaminas, alterações hormonais, infecções por fungos, diabetes, doenças do coração e pulmões ou, até mesmo, câncer.
5 Sinais que as nossas unhas podem dizer sobre nossa saúde
Unhas saudáveis têm coloração rosada, são transparentes e com a lúnula (porção mais branca) visível na porção proximal. Quando as unhas apresentam aspecto quebradiço, frágil, descamativo podem ser sinal de anemia ou carência de vitaminas e minerais como ferro, zinco, vitamina C, vitamina B12 e ácido fólico.
Unhas quebradiças, secas e opacas, por exemplo, podem ser indicativo de anemia. Já unhas arroxeadas, arredondadas e curvadas para baixo estão relacionadas a doenças cardiovasculares ou pulmonares. A aparência das unhas também pode indicar falta de vitaminas no corpo.
Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
A deficiência de algumas vitaminas e minerais, vitamina A, B e zinco, também podem levar a alterações nas unhas, inclusive aparecimento de ondulações, o que deixa a unha com aspecto enrugado. Além disso, pode ser verificada a presença de linhas brancas na superfície da unha, cutícula grossa e unhas mais fracas.
As unhas são indicadores do estado geral de saúde de um indivíduo, sofrendo alterações quando o organismo não está bem. As unhas são formadas essencialmente por queratina, uma proteína fibrosa, sendo um dos mais fortes tecidos do corpo. No entanto, devido a vários factores, podem ser foco de diversas alterações.
Atualmente, as unhas são consideradas uma característica puramente estética do nosso corpo. Na verdade, estima-se que o mercado global de esmaltes atinja cerca de 15 bilhões de dólares até 2024. No entanto, verifica-se que as unhas não são apenas uma plataforma de design contemporâneo, elas também são um espelho do seu estado geral de saúde.
Unhas com linhas escuras As unhas com linhas escuras são causadas por uma alteração conhecida cientificamente como melanoníquia, que é mais comum em pessoas com pele escura, mas que também pode surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos como antibióticos ou zidovudina, um remédio utilizado no tratamento do HIV.
Isso acontece porque a maior parte dos problemas de saúde graves são capazes de afetar a oxigenação e alterar o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas, podendo provocar mudanças na cor, no formato ou descolamento, necessitando de atenção e cuidados médicos.
Como calcular aquecimento de piscina?
Que cor fica se misturar roxo e verde?
Como a água evapora sem chegar a 100 graus?
Quais animais selvagens posso ter em casa?
O que eu perco com a suspensão do contrato de trabalho?
Quanto custa 100 litros de chopp?
Por que não se deve lavar o frango?
Qual foi a primeira tecnologia do Brasil?
Quais são os impactos da sonegação fiscal causados nas contas públicas?
Qual a finalidade das ferramentas de gestão?
Como a Ladybug chama o Cat Noir?
Qual o principal motivo das migrações internas no Brasil?
Quais as regiões consideradas com maior desenvolvimento econômica?
Quais são as principais características dos estudos ecológicos?
O que é processo de execução de sentença?