Não há como dizer com exatidão quanto tempo dura um pneu. A vida útil e a quilometragem de um pneu dependem de uma combinação de fatores: escultura, hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados com os pneus.
6 anos
E o que acontece é que esse prazo de 5 a 6 anos é quanto dura o composto da borracha em suas condições originais, mantendo todas as suas características de elasticidade, densidade e aderência, para que o pneu tenha um bom comportamento e dê ao carro um bom desempenho.
6 dicas de conservação para aumentar a vida útil dos pneus
Muitas pessoas confundem validade e tempo de uso. Segundo Donizete Bonacini, especialista em pneus, “não tem validade, e sim garantia”. É convenção dos fabricantes oferecerem 5 anos de cobertura a partir da data de fabricação, ou da emissão da nota.
Pelas vias de regras, um pneu deve agüentar entre mil km, dependendo da potência e do peso do carro, do tipo de condução e dos cuidados do usuário, além do uso, que pode ser fora-de-estrada, esportivo, urbano, rodoviário, entre outros.
Um pneu novo pode rodar 10.000 km ou 80.000 km. Essa diferença na durabilidade dele vai depender de diversos fatores.
Evite arrancadas bruscas, module bem o pdeal da embreagem e o acelerador. Faça o mesmo quando fizer as trocas de marcha, sempre atento à rotação do motor. Em paradas, evite deixar a embreagem acionada. Use o ponto-morto do câmbio e só engate a marcha na hora de arrancar novamente com o carro.
Quais os riscos de rodar com um pneu vencido? Da mesma forma que um pneu careca coloca um veículo em risco de derrapar e de ser perfurado com mais facilidade, o pneu vencido pode perder a resistência e a aderência ao piso.
Fábio Magliano, gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina, afirma que a vida útil do pneu é bastante relativa, e varia de acordo com o tipo de uso. Para pneus de carros de performance, com índices H, Y e ZR (que suportam velocidades acima de 210 km/h), o recomendável é troca em 5 anos, já que pedem maior aderência.
Muitas pessoas confundem validade e tempo de uso. Segundo Donizete Bonacini, especialista em pneus, “não tem validade, e sim garantia”. É convenção dos fabricantes oferecerem 5 anos de cobertura a partir da data de fabricação, ou da emissão da nota.
Para pneus de carros de performance, com índices H, Y e ZR (que suportam velocidades acima de 210 km/h), o recomendável é troca em 5 anos, já que pedem maior aderência. Em carros populares, a recomendação sobe para 10 anos, mas isso quando o produto estiver bem conservado e com balanceamento, alinhamento e calibragem em dia.
O motorista deve calibrar os pneus de acordo com o manual do proprietário ou em um intervalo aproximado de 15 dias. Uma boa prática é fazer essa verificação, também, antes de viajar longas distâncias. A manutenção da pressão adequada é extremamente importante. É necessário verificar os pneus que estão em uso e calibrar o estepe.
Como funciona limpeza energética?
Como as vesículas são formadas?
O que é necessário para ser estabelecida uma corrente elétrica em um fio condutor?
Quais são os dois tipos de depressão geografia?
Como é a cerâmica da cultura Santarém Brainly?
Como são chamadas as células que formam o tecido adiposo?
Como são chamadas as células sexuais humanas?
Como são chamadas as rochas constituídas?
Como são chamadas as cores que não podem ser obtida pela mistura de outras cores *?
Quais as substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas?
Quem são os protozoários como vivem?
Como são chamadas as células que possuem núcleo definido?
São retas que possuem todos os pontos comuns?
Como são chamadas as pinturas do período Paleolítico Porquê?
Como se caracteriza o método sintético?