A fórmula Básica para o cálculo da área de um imóvel ou terreno é : área (m²) = lado (m) X lado (m) .
Em geral, a Inscrição Municipal (IPTU) do imóvel contém a informação sobre a área do imóvel que deverá ser informada na ficha de “Bens e Direitos”.
Área construída: Soma da área de todos os pavimentos de uma edificação calculada pelo seu perímetro externo. Área não computável: área construída que não é considerada no cálculo do coeficiente de aproveitamento. Área útil: área interna de um compartimento, sem considerar as paredes.
Para fazer o cálculo do metro quadrado de um espaço é preciso saber a medida da largura e do comprimento do terreno ou do imóvel. Depois de saber esses dados basta que se multipliquem os valores de largura e comprimento. Exemplo: um terreno que possui 6 metros de largura e 10 metros de comprimento.
Área construída
A área construída é a soma da área total de todos os pavimentos de uma edificação. Quanto mais pavimentos uma edificação possuir, maior será a sua área construída.
41 curiosidades que você vai gostar
Diferentemente do ponto de vista da obra, onde uma área descoberta pode ser uma área sujeita à construção, como passeios, jardins e piscinas, perante a Prefeitura estas áreas não são consideradas para fins de cálculo de área construída, bem como da ocupação (também tratado na Parte 1 dos Conceitos Básicos).
Área útil é a área interna do imóvel excluindo as paredes e você mede pelo piso. Área construída é a área privativa do imóvel incluindo as paredes.
A formula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final. Podemos concluir que este apartamento ou casa possui aproximadamente 41,30 m² de área útil.
Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².
ÁREA CONSTRUÍDA DO PAVIMENTO: é área da superfície correspondente à projeção horizontal das áreas cobertas do pavimento, sendo que a área construída do pavimento térreo é a área ocupada do lote ou gleba. 8. ÁREA CONSTRUÍDA TOTAL: é a somatória das áreas construídas dos diversos pavimentos da edificação.
Via de regra, o cálculo é o mesmo para as edificações já prontas; ou seja, são consideradas todas as áreas cobertas, com garagem e até a cobertura, se for um prédio. Essa conta é importante para que as prefeituras possam fazer a cobrança do IPTU, que se baseia na área construída.
Para realizar a consulta, é simples. Com o número do IPTU em mãos (o SQL), basta acessar portal Meu Imóvel Regular - criado justamente para orientar os munícipes a respeito da Lei de Regularização – e conferir a lista de imóveis regularizados de forma automática.
Contribuintes podem usar geoportal para calcular área construída no imóvel. Está disponível no site da Secretaria de Fazenda uma ferramenta para o contribuinte calcular o tamanho da área construída do seu imóvel.
Por meio do sistema GEOSAMPA (clique aqui) também é possível consultar o número do SQL de um imóvel no município de São Paulo, sem o uso da senha web.
Na certidão de quitação de IPTU ou no próprio boleto de pagamento informa a área total.
10 x 30 = 300 metros quadrados
Neste caso apenas as laterais tem a mesma medida, enquanto que a frente e o fundo têm medidas desproporcionais.
Terreno 12 x 30= 360 metros quadrados.
Área total: essa é a soma da área útil + garagem + varanda + paredes + terreno ou área de uso comum. Vale lembrar que a área total sempre é maior que a área útil. Área útil: medida do espaço interno do imóvel, com exceção das paredes, medidos à partir do piso.
Área total
É a soma das áreas privativa, a fração da unidade na área comum e a garagem ou espaço de garagem, se existirem.
A área interna de um apartamento demarcado pelas paredes. Incluindo garagem e as paredes em si. A área total é a soma de todas as áreas. É a soma da área privativa mais a área de uso comum.
Para saber a área construída de uma casa são levadas em conta as áreas de todos os pavimentos considerados cobertos. Por exemplo, Se sua casa tem dois andares e mais um abrigo para carro a área construída será a soma do abrigo + a área do pavimento térreo + a área do pavimento superior.
Os dois termos indicam coisas diferentes: área privativa corresponde à metragem dos cômodos que apenas o morador vai usar. Área total é a soma da área privativa com a fração proporcional de cada espaço comum do edifício. Já a área útil é o que sobra da privativa descontando o espaço ocupado pelas paredes.
Pavimento. Qualquer nível horizontal entre andares com acesso unicamente por circulação vertical interna da unidade autônoma (escada, elevador etc.) Exemplo. Mezanino ou mezaninos.
Como elaborar um projeto para uma empresa?
Como deve se planejar as ações voltadas para pessoa idosa?
Como elaborar um projeto de lazer?
Como elaborar um projeto de moda?
Como é feito o teste de contato alérgico?
Como trabalhar com grandes empresas home office?
É possível trabalhar durante a faculdade de Medicina?
Como trabalhar no Word em conjunto?
Como estudar e trabalhar e ser mãe ao mesmo tempo?
O que você entende por concordância verbal?
Quais são os profissionais que trabalham em um museu?
Qual a importância do trabalho em grupo na sala de aula?
Como identificar cabo de fibra óptica?
O que responder em um teste de integridade?
Como trabalhar a Certidão de Nascimento em sala de aula?