"Em tese, sim. Mas todo paciente tem autonomia para interromper a terapia quando não estiver se sentindo confortável com as sessões, seja qual for o motivo", afirma Luiz Eduardo Berni, conselheiro do CRP-SP (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo).
4 boas práticas para aproveitar melhor sua terapia
Idealmente, a psicoterapia deve ser encerrada por um acordo mútuo entre terapeuta e paciente. Em caso de não existir esse acordo, a opinião do paciente deve ser preponderante, por duas razões principais: Ele não deve ceder ao terapeuta (como a qualquer outra pessoa) o direito de tomar decisões sobre si mesmo.
Terapia pode e deve ser divertida. Fique atento também com profissionais que não respondam suas perguntas de forma direta - se o terapeuta por exemplo, tenta virar a pergunta para você - "por que você está perguntando isso?". Você tem que se sentir à vontade para fazer perguntas e receber respostas claras e objetivas.
Faça, então, uma autoanálise e tenha em mente o que é que está fazendo com que você procure assistência terapêutica – pode ser qualquer coisa: conflitos familiares, dúvidas existenciais, problemas no trabalho, dificuldades de interação social, queixas de autoimagem, traumas ou simplesmente autoconhecimento.
O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.
9 Você está preparado para fazer terapia? Quando se trata de terapia, não é só pagar e fazer. Se você realmente quer mudar sua mente, precisa estar consciente que esse processo é “doloroso” assim como qualquer outro processo que te faça sair da zona de conforto.
Se você chegou a conclusão de que precisa de terapia, mas não sabe onde encontrar profissionais de confiança com quem possa se consultar, tenho ótimas notícias para você! O projeto Hipnose Na Prática oferece um modelo exclusivo de terapia, atendendo pessoas em todo o Brasil por meio da Hipnoterapia On-line e presencialmente na cidade de São Paulo.
Quer parar a terapia? Tire oito dúvidas frequentes antes de decidir São vários os motivos que levam uma pessoa a iniciar uma psicoterapia, afinal, é uma ferramente que ajudar a enfrentar fases difíceis na vida, é recomendada para tratar problemas de saúde (como depressão, pânico e ansiedade) ou usada para o autoconhecimento.
Facilitar a transição de uma vida com terapia para uma vida sem ela. Embora possa parecer simples, cada paciente e cada processo terapêutico são diferentes, por isso é preciso analisar cada caso de maneira individual.
Qual o valor mínimo para saque na IQ Option?
Quanto tempo o cacto leva para crescer?
Quanto tempo demora para cair o saque aniversário?
Como receber uma ordem de pagamento do exterior?
Quem sofre de esquizofrenia pode ser preso?
Como receber o auxílio material escolar?
Quem tem direito ao 270 reais da prefeitura de salvador?
Como recebo o dinheiro da SumUp?
Como receber 55 00 do governo?
Quem tem 60 anos pode sacar FGTS?
Qual a personalidade da águia?
Onde deixar a espada de São Jorge?
Como são caracterizados os jogos dramáticos *?
Como são as pessoas nascidas dia 20 de março?
Como colocar um filtro no Word?