Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
É possível determinar a distância a que está uma trovoada, medindo o intervalo de tempo entre a ocorrência do relâmpago e o instante em que se ouve o trovão. Como a velocidade da luz é de aproximadamente 3 m/s, o relâmpago é visível quase “instantaneamente”.
Se você tiver mapa e bússola, trace a localização de cada raio com uma linha no mapa na direção do raio e uma cruz na distância calculada ao longo dessa linha. Este método também pode ser usado para ensinar alunos a calcularem distância, velocidade e tempo.
Para estimarmos a distância que um raio caiu de nós, precisamos saber o tempo gasto até que percebemos o trovão. Temos que cronometrar esse tempo, iniciando quando observamos a descarga elétrica. Esse tempo será expresso por t, em segundos. O tempo gasto pela observação do raio é desprezado, levando em conta somente a velocidade do som.
Calcule a distância de um raio em pés ou metros. O som viaja a uma velocidade de cerca de 344 metros, ou 1.129 pés, por segundo. Para calcular a distância do raio em metros, arredonde 3 e multiplique o número de segundos por 340.
Encontre o valor de r. Faça uso da álgebra para adaptar a fórmula da circunferência até que a variável r (raio) esteja isolada em um lado da equação: Insira os valores da circunferência na fórmula. Sempre que um problema matemático indicar a circunferência C de um círculo, você poderá usar essa equação para calcular o raio r.
Qual é o papel de uma seguradora?
O que depressao e quais os sintomas?
Tem como reativar um chip cancelado?
O que nasceu primeiro a galinha ou o ovo?
Quanto tempo dura vinho tinto aberto?
Quanto tempo dura o cio da vaca?
Como saber quais drivers estão desatualizados?
Como pedir certidão de nascimento?
Qual é a fase mais difícil do bebê?