A maioria dos robôs consiste em mecanismos compostos por várias partes e controlados por computador. Um robô industrial, por exemplo, é uma máquina semelhante a um braço com várias articulações. A parte semelhante à mão agarra e sustenta coisas. As diferentes partes de um robô são movimentadas por motores.
Atualmente, está surgindo uma nova realidade. Os robôs começam a ser usados nas mais diversas atividades que vão desde o desarmamento de bombas e minas terrestres até a inspeção de cabos telefônicos submarinos, passando por consertos em usinas nucleares, exploração espacial, vigilância aérea de florestas, entre outras.
6 peças essenciais para fazer um projeto de robótica
Eles podem ser usados no transporte automatizado e veículos para transporte de carga. Numa linha de produção, são capazes de desempenhar funções arriscadas para seres humanos, como transportar vidros para montagem de automóveis.
Robô paralelo de 5 GdL. Robôs de propósito geral (com 6 GdL), já que conseguem atingir qualquer posição e orientação no espaço de trabalho. Robôs redundantes (possuem mais de 6 GdL), por ex. quando têm articulações adicionais, especialmente utilizados para alcançar locais de difícil acesso contornando obstáculos.
Robôs antropomórficos. Conforme já vimos, robôs que imitam seres vivos, mesmo que irreais, são chamados de “robôs antropomórficos”. No capítulo anterior vimos vários tipos de robôs humanóides. Mas existem muitos robôs que imitam os movimentos de outros seres da natureza, não apenas os humanos.
Mas, segundo Saul, os robôs são uma pesquisa séria para o desenvolvimento de próteses e elementos que possam facilitar a vida de quem tem alguma deficiência física. Feitos com um material barato, eles são grandes e fortes o suficiente para carregar até dois adultos, mas leves o bastante para que possam ser carregados por uma única pessoa.
Os robôs executam tarefas através de atuadores (elétricos, pneumáticos, sonoros etc.), produzindo sons, acendendo elementos luminosos ou displays, movendo um braço, abrindo ou fechando garra robótica, ou realizando o seu próprio deslocamento.
Em países onde há escassez de mão de obra como, por exemplo, o Japão, justifica-se a existência de 312 robôs por 10 mil trabalhadores. Mas, num país como o Brasil, a robotização - embora não possa e não deva ser evitada - terá de ser bem pensada.
A revista Wired, especializada em tecnologia, fez um levantamento interessante sobre cinco robôs que são construídos com materiais que você pode encontrar dentro de sua casa sem muito esforço. Existe robô feito com café, com papelão e até com câmara de pneu de bicicleta.
O que alimenta o preconceito linguístico?
Quanto é o cavalo mangalarga marchador?
Como saber se o catarro está saindo?
O que são gêneros e tipos textuais?
Quando o cachorro está com infecção?
Como resolver problemas com o controlador Ethernet?
Como saber se a barra de chocolate é boa?
O que fazer quando o cachorro está com infecção urinária?
Quais as soluções para resolver o problema da pichação?
O que acontece quando o chocolate fica esbranquiçado?
Qual a diferença entre MEI e CNAE?
Como professor usar o Google Classroom?
Qual educador fez uma verdadeira transformação na educação brasileira?
Como escrever um piloto de uma série?
Como o professor postar uma atividade no Classroom?