O tratamento do retrognatismo mandibular depende da severidade do problema e dos desejos do paciente relacionados ao resultado. Em casos leves pode ser realizado o tratamento com aparelho ortodôntico seguido de uma cirurgia apenas no queixo, chamada de mentoplastia.
Em casos de retrognatismo, é comum que o paciente apresente um acúmulo de tecidos moles (papada), problemas na ATM (articulação temporomandibular), ronco, apneia, problemas na mastigação e na respiração. Dificuldades na fala e perda precoce de dentes também são características comuns de pacientes com esse quadro.
Mentoplastia redutora Assim como a mentoplastia de aumento, essa cirurgia pode ser feita por meio de uma incisão dentro da boca ou abaixo do queixo. A técnica consiste em serrar e retirar um pedaço do osso do queixo, reposicionando os fragmentos com parafusos e miniplacas e conferindo um novo formato a essa região.
O tratamento de prognatismo pode ser realizado com diversos aparelhos ortodônticos. Os mais comuns são: aparelho língua e aparelho autoligado estético.
No entanto, a melhor alternativa para quem tem o mesmo problema é a cirurgia ortognática, que é oferecida pelo SUS (dependendo do caso) e cujo preço gira em torno de R$ 20 mil a R$ 30 mil na rede particular.
Hoje, o assunto é justamente o caso contrário: o retrognatismo. Pessoas com esse problema costumam ter o queixo pequeno devido a uma alteração na qual a mandíbula está mais para trás do que o normal. Ou seja, é caracterizado pelo crescimento ósseo insuficiente dessa parte do corpo.
O diagnóstico dos pacientes portadores do prognatismo mandibular é feito através de uma criteriosa análise facial e da oclusão (mordida), em combinação com a análise de exames de imagem, como por exemplo a tomografia computadorizada.
Retrognatismo é um dos tipos de má oclusão na qual os ossos do maxilar ficam afastados para trás em relação ao maciço facial. Na odontologia, podem existir dois casos: Retrognatismo mandibular: quando a mandíbula fica para trás, dando o aspecto de queixo pequeno ou de mandíbula pequena.
Os exames mais comuns usados no diagnóstico do prognatismo e durante o tratamento para acompanhamento de evolução dos casos são os exames clínicos, funcionais e radiográficos. Outras ferramentas que também podem ser utilizadas são tomografia computadorizada, ressonância magnética e avalições eletromiográficas.
Caso os pais ou cuidadores observem as crianças projetando o queixo para frente ou os dentes anteriores inferiores se fechando à frente dos superiores, devem procurar um profissional especialista o mais rápido possível, para que se possa tratar o prognatismo inicialmente.
Tem como não receber mensagem no WhatsApp com a internet ligada?
Como travar um grupo de WhatsApp?
Pode usar óleo de coco como condicionador?
Como não se irritar com provocações?
Como bloquear o chip para não receber chamadas?
Estou com Covid O que devo observar?
Como não receber mensagem de uma pessoa no WhatsApp?
Como saber quantos andares posso construir?
Como fazer para não salvar áudio do WhatsApp?
Como saber se os pontos estão cicatrizando?
Como não salvar a mídia do WhatsApp na galeria?
Quais requisitos para doar leite materno?
Como conseguir o contato de um vendedor no Mercado Livre?
O que fazer para parar de rir?