Outro fenômeno também colabora para a retenção da água no solo: a capilaridade. Isso ocorre devido ao solo apresentar porosidade em sua estrutura. A capilaridade retêm a água na faixa úmida do solo, em seus poros. Quando o solo seca, os poros esvaziam e camadas finas de água recobrem as partículas sólidas.
A retenção da água no solo representa a capacidade de armazenamento de água que o solo possui, sendo baseada na relação entre a sucção e umidade volumétrica. ... Existem muitos fatores que interferem na capacidade de retenção de água de um solo, como a estrutura, textura e a mineralogia do solo (Silva, 2005).
Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Vários fatores afetam a retenção de água em um solo, como a textura e a estrutura do solo, o teor de matéria orgânica e o tipo de argila. A textura é o principal fator, pois define a área superficial específica (área da superfície das partículas por unidade de volume) e o tamanho dos poros.
Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.
Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polímeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.
Nota-se que no solo arenoso a percolação é imediata, pois este é mais friável, permeável, a água drena facilmente. Ao contrário da areia, a argila é impermeável, possui grãos bem menores e coesos, isso faz com que a argila retenha a água por mais tempo. A infiltração de água no solo é importante.
Outra alteração do solo que provoca danos ambientais significativos é a desertificação. Esse fenômeno, comum nas regiões áridas e semiáridas e subúmidas, é caracterizado pela perda da capacidade produtiva do solo. As queimadas e os desmatamentos contribuem para a perda de substâncias do solo.
Solos argilosos tem grande capacidade de reter água, devido as suas características cristalográficas. Figura – Atuação da capilaridade e adsorção na retenção de água no solo
Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polímeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.
Outrora cabe ressaltar que retenção de água é a capacidade do solo em manter a água forne- cida por precipitação ou irrigação. Já a disponibilidade de água às plantas é o volume contido entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente (KLEIN, 2014).
A água é uma substância intimamente relacionada aos fenômenos que ocorrem no solo, sendo uma dos principais agentes da gênese do solo. A distribuição da água sobre o solo é fundamental para vegetação.
Como surgiu o uso do piercing?
Como higienizar alho e cebola?
O que é e para que serve a sociologia?
O que é preciso para montar uma mini sorveteria?
Pode colocar assadeira na AirFryer?
Quantos km a Twister 2021 faz com 1 litro?
Qual é o idioma mais falado na União Europeia?
Quantas pessoas jogam FIFA 20 no PC?
Qual é o tempo de rotação do Sol?
O que é uma paisagem humanizada?
O que quer dizer mutuamente exclusivos?
O que fazer quando uma pessoa tem um ataque de overdose?
Quais são os tipos de borderline?
Quais são as famílias da orquestra?
Como ativar modo noturno no Facebook Android?
Quando teve origem a civilização acadiana?