Outro fenômeno também colabora para a retenção da água no solo: a capilaridade. Isso ocorre devido ao solo apresentar porosidade em sua estrutura. A capilaridade retêm a água na faixa úmida do solo, em seus poros. Quando o solo seca, os poros esvaziam e camadas finas de água recobrem as partículas sólidas.
A retenção da água no solo representa a capacidade de armazenamento de água que o solo possui, sendo baseada na relação entre a sucção e umidade volumétrica. ... Existem muitos fatores que interferem na capacidade de retenção de água de um solo, como a estrutura, textura e a mineralogia do solo (Silva, 2005).
Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Vários fatores afetam a retenção de água em um solo, como a textura e a estrutura do solo, o teor de matéria orgânica e o tipo de argila. A textura é o principal fator, pois define a área superficial específica (área da superfície das partículas por unidade de volume) e o tamanho dos poros.
Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, beba no mínimo dois litros de água por dia, pois isso vai impulsionar a eliminação de toxinas do seu corpo e o bom funcionamento dos rins.
Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polímeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.
Nota-se que no solo arenoso a percolação é imediata, pois este é mais friável, permeável, a água drena facilmente. Ao contrário da areia, a argila é impermeável, possui grãos bem menores e coesos, isso faz com que a argila retenha a água por mais tempo. A infiltração de água no solo é importante.
Outra alteração do solo que provoca danos ambientais significativos é a desertificação. Esse fenômeno, comum nas regiões áridas e semiáridas e subúmidas, é caracterizado pela perda da capacidade produtiva do solo. As queimadas e os desmatamentos contribuem para a perda de substâncias do solo.
Solos argilosos tem grande capacidade de reter água, devido as suas características cristalográficas. Figura – Atuação da capilaridade e adsorção na retenção de água no solo
Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polímeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.
Outrora cabe ressaltar que retenção de água é a capacidade do solo em manter a água forne- cida por precipitação ou irrigação. Já a disponibilidade de água às plantas é o volume contido entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente (KLEIN, 2014).
A água é uma substância intimamente relacionada aos fenômenos que ocorrem no solo, sendo uma dos principais agentes da gênese do solo. A distribuição da água sobre o solo é fundamental para vegetação.
Como ir do aeroporto de Lisboa para a Gare do Oriente?
O que é uma peça remanufaturada?
Qual é a região menos industrializada do Brasil?
Qual é a origem do sobrenome luz?
Quais cirurgias o convênio cobre?
O que é pensamento crítico e Analitico?
Quais os principais objetivos da gestão de processos?
Como fazer para reduzir a conta de energia?
Por que Atlas foi condenado por Zeus?
Qual é o número da cédula da carteira de motorista?
Qual a diferença entre percussor e percutor?