Caso duas grandezas sejam proporcionais, variar a medida de uma delas faz com que a medida observada na segunda também varie. Se essa variação é direta, então essas grandezas são diretamente proporcionais; se essa variação for inversa, então as grandezas serão inversamente proporcionais.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, dobrando uma delas, a outra se reduz para a metade; triplicando uma delas, a outra se reduz para a terça parte... e assim por diante. Quando duas grandezas são inversamente proporcionais, os números que expressam essas grandezas variam um na razão inversa do outro.
Por exemplo, imagine um trem indo de uma estação para outra, quanto maior for a velocidade do trem (↑), menor será o tempo de viagem (↓), logo, as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais.
Um número é inversamente proporcional, quando esta para o inverso do outro. Observe que o quociente de cada termo da primeira sucessão pelo inverso do termo correspondente da segunda sucessão são todos iguais. Então, os números 2, 3, 4 são inversamente proporcionais aos números 12, 8, 6.
Em certos contextos é necessário dividir uma quantia ou um valor em partes inversamente proporcionais a determinador valores. De maneira geral, para dividir um número n em partes inversamente proporcionais a a, b, c etc, utilizamos uma constante de proporção k e o modelo y=kx para grandezas inversamente proporcionais.
São exemplos de grandezas que se relacionam: velocidade, espaço, tempo, massa, força, aceleração etc. Como saber se o número é inversamente proporcional? As grandezas são ditas como inversamente proporcionais quando uma delas aumenta e a outra necessariamente diminui, ou o oposto.
Grandezas inversamente proporcionais Grandezas cuja variação provoca aumento ou redução de forma inversa em outras grandezas, na mesma proporção, são inversamente proporcionais.
Considere os números a, b, c e d com b ≠ 0 e d ≠ 0. Dizemos que esses números a e b são inversamente proporcionais aos números c e d, nessa ordem, se: a) Verifique se os números 36, 24, 2 e 3 são inversamente proporcionais nessa ordem.
(MP09) –Identificar situações que envolvem proporcionalidade direta, inversa e não proporcionalidade.
Qual a importância da Semana do Meio Ambiente?
Pode usar ácido retinoico todos os dias?
Quanto tempo demora para baixar o preço de um celular?
Quantas vezes por semana posso usar máscara tonalizante?
Pode pagar IPVA pelo aplicativo do celular?
Qual é a ordem correta durante o ciclo de vida da informação?
O que são os núcleos grácil e cuneiforme?
Como funciona o juros da Crefisa?
É verdade que todo número inteiro é racional é nem todo número inteiro é natural?
Tem alguma chance do Sol apagar?
Como saber se o câncer de pulmão está avançado?
Qual o número do Caixa Tem do ZAP?
Quais as características de um profissional proativo?
Quanto custa um curso de salvatagem?
Qual a principal diferença entre o método de custeio da departamentalização é o método ABC?