Dicas de como melhorar a alfabetização na escola
De acordo com a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), as dificuldades já se dão no início do processo de aprendizagem no Brasil. Em 2016, menos da metade dos estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental alcançaram os níveis de proficiência suficientes em Leitura (45,3%) e em Matemática (45,5%).
1ª) Qual é a base forte no processo da Alfabetização? A leitura habitual desde a infância Uma vivencia com falantes natos da lingua A conceituação do idioma para quem pretende aprender O Letramento, pois este é o alicerce para que o ensino-aprendizagem passe a ser contínuo, duradouro, eficaz e frutífero N.D.A.
ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Método Alfabético: este é o método mais comum, onde a criança aprende primeiro os nomes das letras do alfabeto para, em um segundo momento, fazer as combinações silábicas e montar as palavras. Silábico: neste método a criança aprende as famílias de sílabas antes de compreender as palavras.
A obra Testes ABC, de Lourenço Filho, compostos de oito provas, permeou o cenário educacional brasileiro entre as décadas de 19, e foi considerada a primeira pesquisa científica brasileira a conceber o processo de alfabetização como aquisição simultânea da leitura e da escrita.
A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.
Neste sentido é necessário repensar que um novo método não resolve os problemas da alfabetização. É preciso analisar as práticas de introdução da língua escrita, tratando de ver os pressupostos subjacentes a elas, e até que ponto funciona como filtros de transformação seletiva e deformante de qualquer proposta inovadora.
Tem-se também alegado que o problema da alfabetização escolar tem como base principal a implantação de metodologias de ensino baseadas no construtivismo e no conceito de letramento. Por esta razão, defende-se a utilização de métodos de base fônica.
Assim, com essa pesquisa se busca conhecimentos de como superar os desafios encontrados no processo de alfabetização, diante da perspectiva do docente, sendo seu objetivo geral analisar os desafios encontrados na alfabetização, sob a perspectiva do professor.
As dificuldades que enfrentamos hoje na alfabetização são agravadas tanto pelo passado (a herança do analfabetismo e das desigualdades), quanto pelo presente (a ampliação do conceito de alfabetização e das expectativas da sociedade em relação a seus resultados).
Como cadastrar no site do TJPR?
Como uma pessoa pode contrair asma?
Como é transmitida a doença da calopsita?
Como instalar o Plsql Developer?
Quais são as DST de notificação compulsória?
O que é bom para úlcera no estômago?
Como se planejar para ter filhos?
Como perdoar alguém e seguir em frente?
Como instalar o gás no apartamento?
Quem vai ser o novo residente chefe em Grey's Anatomy?
O que acontece quando se perde o tato?
Quais os sintomas de berne em humanos?
Como instalar o certificado digital no Sefaz?