Como resolver a herança quantitativa?

Pergunta de Francisca Maia de Rocha em 27-05-2022
(15 votos)

Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.

Como se forma as proporções na herança quantitativa?

Na herança quantitativa, o número de fenótipos encontrados depende do número de alelos envolvidos. A quantidade de fenótipos segue esta expressão: número de alelos + 1. Exemplo: Se houver 4 alelos envolvidos, originam-se 5 fenótipos; Se houver 6 alelos, originam-se 7 fenótipos. E, assim por diante.


Como funciona a herança quantitativa?

Herança quantitativa ou poligênica é um tipo de herança genética, na qual participam dois ou mais pares de genes com segregação independente, resultando em um efeito acumulativo de vários genes envolvidos, cada um contribuindo com uma parcela para a formação da característica.

Qual a importância da herança quantitativa?

A herança quantitativa é muito frequente na natureza. Algumas características de importância econômica, como a produção de carne em gado de corte, produção de milho etc., são exemplos desse tipo de herança. No homem, a estatura, a cor da pele e, inclusive, inteligência, são casos de herança quantitativa.

Como determinar o fenótipo?

Para determinar o número de fenótipos na herança quantitativa, precisamos saber o número de pares de alelos, que é representado pela letra n. O número de fenótipos será sempre igual a n + 1. Por exemplo, se em uma herança quantitativa existirem 5 genes, então neste caso o número de fenótipos será igual a 6.

Herança Quantitativa - Aula 14 - Módulo II: Genética | Prof. Gui


44 curiosidades que você vai gostar

Quais fatores podem determinar um fenótipo?

O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.

Como saber o genótipo e fenótipo?

O genótipo diz respeito à informação presente no genoma de um indivíduo. Diferentemente do fenótipo, ele não é observável e raramente sofre alterações. O fenótipo, por sua vez, depende de uma combinação entre nosso genótipo e o ambiente e pode ser definido como as características observáveis de um indivíduo.

Qual a importância das heranças genéticas para nossas vidas?

Ela revela nossa história biológica, de forma a nos contar porque somos como somos e, até mesmo, ensejando “prever nosso futuro”. Desse modo, muitas doenças genéticas carregariam uma mensagem clara, “quem tiver o gene, terá a doença”.

Qual a importância da herança poligênica em uma população?

Graças a esse tipo de interação existe uma variedade muito grande de fenótipos e genótipos para algumas características. A interação desses fenótipos com o meio ambiente aumenta ainda mais essa variação, como é o caso da cor da pele e altura das pessoas, etc.



Outras questões

O que é d pantenol?

Como ver o fps no cs?

Para que lado dormir?

O que são planos quinquenais?

Como citar uma bibliografia?

Qual a diferença entre taxa real é taxa aparente?

Quanto ganha conor mcgregor?

Como Entrar nas pequenas causas durante a pandemia?

Quais as principais micoses e como são tratadas?

O que perguntar para o entrevistado?

Porque as aves perdem as penas?

Quem tem colesterol alto pode comer queijo de búfalo?

Quem fundou o taylorismo?

Quanto tempo dura a batata doce cozida na geladeira?

Quanto custa o planeta terra?

O que fazer para ganhar dinheiro extra nas horas vagas?

Quantos watts suporta um sensor de presença?

Como assinar digitalmente?

Quanto tempo de licença maternidade 2020?

Quem recebe bolsa de iniciação científica pode trabalhar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com