Alguns países da África e da Ásia só tiveram a descolonização no período da guerra fria. Então os Estados Unidos e a União Soviética tentaram impor um dos modelos econômicos nesses países. Os países da Ásia escolheram os modelos econômicos que eles queriam,mas os da África não.
Mais do que marcar as disputas da Guerra Fria, a formação desses países também foi responsável pelo surgimento de um novo grupo geopolítico conhecido como Terceiro Mundo. ... Apesar de representar o fim de uma era, a descolonização abria porta para outros desafios que ainda promovem guerras e conflitos em tais continentes.
Independência nessas regiões se intensificou após a 2ª Guerra Mundial. ... Outro motivo é que a nova lógica dos pós-guerra, que é a lógica da Guerra Fria, é marcada pela luta por áreas de influência. Estados Unidos e União Soviética passam a estimular a descolonização afro-asiática, buscando ampliar seus domínios.
A relação entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização do continente Africano radica em que a participação da África nas duas guerras mundiais contribuiu para alimentar a luta pela independência do domínio colonial.
O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte devido ao declínio internacional de potências coloniais como a França e a Grã-Bretanha, em parte devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias.
A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.
Explicação: Os países africanos eram um "prato cheio" para as potências da guerra fria,EUA (capitalista), URSS (comunista),ambas as potências apoiavam movimentos de independência na África para poder espalhar seu sistema nesses passes africanos, que conseguiram a independência graças as potências da guerra fria.
É como se a cultura e a história que chegassem até nós e se apresentassem como oficiais – na educação, nos livros, nas peças, nos filmes e na mídia – tivessem sido construídas majoritariamente por uma só parcela de pessoas, invisibilizando e deixando de fora outras tantas parcelas, outras tantas perspectivas.
Na Ásia, o processo de descolonização gerou conflitos entre colônias e metrópoles e, como esse período caracteriza-se pela Guerra Fria, houve influência dos Estados Unidos e da União Soviética.
Identificar as consequências do processo de descolonização dos antigos territórios não autónomos. Caracterizar a organização da sociedade democrática a partir da Constituição de 1976. Identificar as principais transformações e problemas económicos e sociais até 1986.
Avaliar os efeitos humanos e económicos da Guerra Colonial na metrópole e nas colónias. Conhecer e compreender o dinamismo económico-social dos países capitalistas desenvolvidos e de desenvolvimento intermédio (modelo de “Estado-Providência”) do após guerra aos anos 70 Explicar as características fundamentais do “Estado Providência”.
Relacionar a recusa da descolonização dos territórios não autónomos com o surgimento de movimentos de libertação, com a invasão do “Estado Português da Índia” e com o eclodir das três frentes da Guerra Colonial. Explicar o relativo isolamento internacional de Portugal nas décadas de 60 e 70.
Como clarear os dentes com pasta de dente e sal?
Quem é a melhor amiga da Sakura?
O que fazer para melhorar a relação a dois?
O que precisa para mandar um celular para garantia?
Qual é o país de origem da Nike?
Por que tiraram o Homem de Ferro?
Quem foram os responsáveis por criar a Constituição Federal?
Pode tomar vacina em outro estado?
O que fazer para insonia passar?
Quem é o ninja mais inteligente?
Quais os fatores que influenciam a satisfação do cliente?
Qual a idade mais propensa ao AVC?
O que é função referencial ou denotativa?
Pode dar atemóia para cachorro?