o Testamento Particular, é o testamento particular não registrado em cartório. Deve ser escrito e assinado pelo próprio portador, a punho próprio ou por processo mecânico. Caso seja escrito a punho, deve ser lido e assinado por quem o escreveu, na presença de pelo menos três testemunhas, que deverão subscrevê-lo.
“O testamento particular, seja ordinário ou excepcional, só pode ser executado, ainda que formalmente válido, após sua publicação em juízo, com citação dos herdeiros legítimos (art. 1.877; antigo, art. 1.646).
O testamento particular não tem custo. Basta que o documento preencha todos os requisitos descritos na lei. Por outro lado, esse modelo também não apresenta a segurança de um testamento em cartório.
Ainda nesta modalidade de testamento (o particular), a guarda do documento compete ao testador, que deverá dar conhecimento a outros, para que posteriormente seja apresentado judicialmente.
Não há impeditivo em ser confeccionado em língua estrangeira, mas as testemunhas devem compreender o teor das disposições testamentárias[3]. Se o testamento particular for redigido de forma mecânica não poderá conter espaços em branco e rasuras.
Podendo qualquer pessoa ter acesso após a sua morte. Exigem duas testemunhas, maiores de dezesseis anos, alfabetizadas e com capacidades para os atos da vida civil, e que compreendam a língua portuguesa, essenciais para a validade do ato.
Não obstante a lei possibilita a qualquer pessoa à realização de um testamento particular, com o objetivo de destinar os bens a quem possa cuidar como último desejo a ser cumprido após a morte. Introdução A lei permite a realização de alguns tipos de testamento, sendo um deles, o testamento particular, por exemplo, do qual trataremos a seguir.
No caso de verificar que o testamento não está intacto, o juiz deverá fazer constar a circunstância, sendo de bom alvite que, antes de abrir o testamento, faça comprovação pericial da violação, instruindo-o, inclusive, com fotografias. Deve o juiz, após a lavratura, ouvir o Parquet.
Para fazer um testamento em cartório é necessário documento de identificação válido do testador e das testemunhas, como RG ou carteira de motorista. É importante lembrar que são duas testemunhas (três só em testamento privado) que não podem ser herdeiras ou beneficiadas pelo testamento de qualquer forma.
As disposições de caráter não patrimonial que a lei permite inserir no testamento são válidas se fizerem parte de um acto revestido de forma testamentária, ainda que nele não figurem disposições de caráter patrimonial.”
Como se faz um chocalho com material reciclável?
Como fazer um caso clínico de um paciente?
Que material é feito o caderno?
Como fazer um texto em forma de comentário?
Onde encontro ativador de slime?
O que é um comentário crítico?
Como lavar as roupinhas do bebê pela primeira vez?
Qual é um dos legumes plantados pelos índios?
O que são os betabloqueadores?
Como iniciar uma conversa para demitir?
Como é que faz um arco e flecha de madeira?
O que precisa para ser cliente private Santander?