Regando corretamente Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!
A melhor maneira de regar é imergir o vaso num recipiente com água e deixar por alguns minutos. Se você molhar com um regador um vaso ressecado,pode ocorrer de a água encontrar um canal por onde escorrer e o resto do substrato continuar totalmente seco.
Uma dica valiosa: borrife água na sua orquídea caso você não saiba quais são as melhores condições de rega. Como as orquídeas crescem bem na umidade, encher uma garrafa de spray com água e borrifar a planta de vez em quando cria ótimas condições para elas crescerem bem e saudáveis.
A maioria das orquídeas preferem a rega enquanto é dia, salvo alguns casos, que prefere rega noturna. Procure molhá-las quando o sol está baixo (pois a temperatura é mais amena), ou seja, no início da manhã ou final da tarde.
As orquídeas no clima brasileiro geralmente precisam ser regadas uma vez a cada dois dias ou uma vez por semana. Para checar se sua planta precisa ser molhada, basta colocar um palito de sorvete a mais ou menos 2 cm e profundidade no substrato: se o palito sair úmido, não regue; se sair seco, pode regar!
28 curiosidades que você vai gostar
7 pequenas atitudes para sua orquídea florir1- Trocar o substrato. Não é necessário trocar sempre o substrato, até porque ele pode durar alguns anos sendo o suficiente para a sua planta. ... 2- Adubar. ... 3- Acrescentar vitaminas. ... 4- Mudar de lugar. ... 5- Reduzir ou aumentar a rega. ... 6- “Esquecer” ... 7- Limpar.
Borrife as orquídeas com uma colher de sopa de vinagre de maçã ou de leite de magnésia diluída em um litro de água – faça no final da tarde ou de manhã muito cedinho, para o sol não queimar as folhas recém-borrifadas.
Tenha cuidado com a exposição directa à luz solar. A exposição directa à luz solar pode causar queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas. ... Evite regar as suas orquídeas no momento mais quente do dia. ... Escolha um substrato apropriado para orquídeas. ... “Limpe” as suas orquídeas sempre que necessário.
Os vasos de barro drenam a água com mais facilidade evitando que a planta fique encharcada e morra. As regas devem ser feitas de maneira equilibrada, no verão vale regar suas orquídeas de duas a três vezes por dia. O solo da sua planta deve permanecer sempre úmido.
Se quiser cultivar a planta em vaso de plástico – pode até usar o mesmo em que ela veio, desde que bem desinfetado com água sanitária –, faça alguns furos nas laterais para que as raízes possam respirar e o excesso de umidade não prejudique sua orquídea. Os furos precisam ter pelo menos 1 cm cada.
A orquídea é uma planta que gosta de sol, mas que deve evitar exageros. Por isso, vale deixá-la em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade. Elas tendem a preferir o sol da manhã, e o recomendado é trabalhar com luminosidade indireta durante a tarde, quando está mais quente.
Verifique sempre se o substrato da planta está sempre umedecido, mas de uma forma sutil, sem que fique encharcada. A orquídea azul deve ser cultivada em um ambiente com luz indireta, pode ser próximo de janelas e que também tenham uma boa circulação de ar. Jamais deixar elas expostas ao sol forte e a umidade.
Orquídea Frozen Terra Viva é tingida por uma tinta especial que faz com que os botões da haste abram coloridas! Porém, na próxima florada, sua orquídea não irá florir azul novamente. Essa coloração permanece somente na florada em que a planta foi tingida.
Os adubos orgânicos mais comumente utilizados para as orquídeas são o farelo de algodão, farinha de sangue, emulsão de peixe e esterco e lodo de esgoto, entre outros.
A primeira opção é a orquídea produzir uma nova haste. Se isso acontecer, basta cortar a haste que secou e continuar regando a sua orquídea, que ela voltará a dar flores no seu tempo! Não se esqueça de cortar a haste com uma tesoura limpa e com um corte diagonal.
Para se ter orquídeas floridas o ano todo, é preciso diversificar a coleção, adquirindo espécies e híbridos capazes de florescer em diferentes estações do ano - deve-se dar preferência às orquídeas híbridas, que podem florescer mais de uma vez por ano, bem como aquelas com florações mais longas ou sequenciais.
Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.
Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:Forneça luz suficiente.Orquídeas precisam de muita luz indireta, pois elas precisam de luz para gerar energia suficiente para gerar novas flores. ... Adube suas orquídeas. ... Prefira deixar fora de casa. ... Regue sua orquídea moderadamente.
A água oxigenada é muito útil na desinfecção do material de cultivo, sementes de orquídeas e como fungicida e inseticida a ser aplicado às plantas. ... Pode ser aplicado na irrigação das orquídeas – inclusive foliar – conseguindo matar com eficiência insetos, fungos e ovos que estão nas folhas e no substrato.
Orquídeas gostam de luz natural e ventilação…
“A orquídea deve ficar junto de uma janela, de preferência onde ela pegue o sol da manhã ou da tarde”, ensina Lúcia. Se o sol que bater na janela em que você estiver pensando for o sol do meio-dia, escolha outro lugar, pois ele é muito forte e pode queimar as flores.
Como vender bolsas em consignação?
Como tirar o Hatchimals do ovo?
Como é que se escreve F cursivo?
Como dar baixa em uma folha de cheque?
Como saber se um número é primo ou não?
Como saber se o diploma do ensino médio é reconhecido pelo MEC?
Como faço para saber se tenho direito ao PIS?
Como saber quanto é um terço de um número?
Porque o custeio por absorção e aceito pelo Fisco?
Como consultar ações de telefone?
Como funciona um navegador de internet?