O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.
O aterramento nas instalações elétricas atuais é um item OBRIGATÓRIO. Obs: As hastes de aterramento IH são fabricadas em todos diâmetros comumente solicitados no mercado: 1/2, 5/8, 3/4 e 1. O comprimento das hastes varia de 0,60 m (2 pés) a 3,00 m (10 pés).
A haste de aterramento normalmente, é feita de uma alma de aço revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m são as mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrâneos em sua instalação.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Instalação dos eletrodos de aterramento O eletrodo de aterramento em anel deve ser enterrado na profundidade de no mínimo (05,m) e ficar posicionado à distância preferencialmente de 1m afastada das paredes externas da estrutura de maneira a permitir sua inspeção durante a construção.
O condutor de aterramento deve ser da mesma seção do cabo fase, desde que seja até 16 mm².
Sistema TT
C – Sistema TT : Esse sistema é o mais eficiente de todos: O neutro é aterrado logo na saída e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria, independente da haste de aterramento do neutro.
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Contabilize todos os pontos: interruptores, lâmpadas, tomadas, tv, telefone, quadro, aterramento, etc. Tem gente que cobra R$30-50 por ponto mais R$300-500 por quadro e aterramento.
Na seguinte subseção, 6.3.3.1, você pode encontrar os possíveis sistemas de aterramentos que podem ser feitos. Qual aterramento a ser utilizado, depende do tipo de serviço. Ao instalar um aterramento a um aparelho específico, geralmente o próprio fabricante já especifica qual tipo de sistema de aterramento utilizar.
O aterramento elétrico ou “Aterramento” começou originalmente como uma medida de segurança usada para ajudar a impedir que pessoas entrem acidentalmente em contato com a eletricidade causando desde pequenos acidentes á danos irreparáveis no corpo, e num caso mais extremo a morte.
Alguns cálculos, como o de dimensionamento de um aterramento, muitas vezes são considerados um assunto para ser resolvidos por um engenheiros eletricista. Fatores como quantidade de hastes, valor da resistividade do solo influenciam o valor da resistência na hora do aterramento elétrico.
O condutor de aterramento (em cobre) deve possuir isolação para 750V e identificação pela coloração verde ou verde-amarela. Normalmente é preferível utilizar condutor nu, desde que instalado em eletroduto exclusivo e confeccionado de material isolante.
Quais as taxas da corretora Clear?
Como você descreveria os marionetes?
Como colocar alternativa correta no Forms?
Como saber a quantidade de streams no Spotify?
Como mandar uma mensagem anônima pelo celular iPhone?
Quais são os critérios de correção da redação do Enem?
Como saber se é corrente contínua ou alternada?
Onde ocorre a circulação linfática?
Como funciona Os créditos de redação do Descomplica?
Quando posso fazer Carta de Correção de Nota Fiscal Eletrônica?
O que é aquisição de medicamentos?
Como funciona para importar produtos?
Qual será a próxima novela da TVI?
O que tem dentro da sonda lambda?
Qual a origem do povo tupi-guarani?