Primeiro, é preciso separar a turma: meninas para um lado, meninos para o outro. Um condutor venda os olhos de um participante, que diz: "Caí no poço". O condutor pergunta: "Quem te tira"? ... Vale lembrar que se a criança que estiver com os olhos vendados for menina, o condutor apontará para o lado dos meninos.
Outro clássico, o Gemerson, consistia em desenhar no asfalto um quadrado com cinco círculos pequenos. Depois coloca no centro cinco pinchas, conhecida também como tampa de garrafa, então os times devem acertar as tampinhas e começar a brincadeira. O objetivo é desviar da bola e colocar todas as pinchas no lugar.
Uma das crianças deve ficar de olhos vendados – ela será o curupira – enquanto uma outra a gira três vezes. Em seguida, a de olhos abertos pergunta “o quê que tu perdeu?”, e a de olhos fechados pode responder o que quiser, como o relógio, a tia ou cachorro.
Também conhecida como "pula carniça", "pula mula" e "carniça", é uma brincadeira muito difundida no Brasil, tendo sido imortalizada pelas mãos de Candido Portinari. Os participantes saltam uns sobre os outros apoiando a mão sobre as costas dos jogadores agachados, "selando" as costas do amigo.
5 brincadeiras modernas para curtir com os amigos, filhos e...
11 Brincadeiras e Jogos da Região Sul
PROPOSTA: ESSA BRINCADEIRA É BEM ANTIGA! GERALMENTE SE FAZ UMA RODA E TODOS JOGADORES SENTAM NO CHÃO, MAS DÁ PARA BRINCAR COM POUCAS PESSOAS. CADA JOGADOR JUNTA AS MÃOS, PALMA COM PALMA. O PASSADOR DA VEZ VAI “CORTANDO” AS MÃOS DOS OUTROS ATÉ DEIXAR, DISCRETAMENTE, O ANEL EM UMA DELAS.
Já nos dias mais quentes, é a brincadeira na água que ganha espaço no tempo das crianças. Nomeada de Tucuxi (palavra que significa boto-cinza), a brincadeira acontece em uma piscina e as crianças são divididas em dois grupos, o dos botos e o dos pescadores. Quem é boto tem que entrar na piscina, mergulhar e boiar.
Brincadeiras indígenas
Essa é uma das brincadeiras mais antigas, sendo necessário 5 saquinhos com areia (ou bolinhas, pedrinhas, etc.) para jogar. Os saquinhos são colocados no chão, uma criança pega um deles e o joga para o alto. Enquanto o saquinho jogado não cai, a criança pega um dos outros que estão no chão.
Porém, especialistas afirmam que as brincadeiras são fundamentais para a criança desenvolver sua habilidade motora, aprender a se expressar, compartilhar, socializar, criar senso de equipe, respeitar regras, entre outros.
Muitas brincadeiras passam de geração para geração e, ainda hoje, podem encantar crianças de todas as idades, como as que são mostradas a seguir: Essa brincadeira é feita colocando uma venda nos olhos de um dos jogadores, enquanto os outros devem se espalhar e permanecer parados.
Quantos dias e o aviso prévio 2020?
Como funciona a cerca elétrica rural?
Para que serve uma chamada pública?
Como funciona trabalhar com metas?
Qual a diferença entre a voltagem 110 e 220?
Quanto a síndrome de abstinência alcoólica temos algumas intervenções necessárias tais como?
Como funciona a Nota no surfe?
Como configurar chaveiro de aproximação?
Como funciona a chave de ignição?
Quais são os valores das fichas de poker?
Como restaurar as janelas do Google?
Quantas doses tem o Alprostadil?
Qual melhor forma de acabar com crenças limitantes?
O que é repor todas as definições iPhone?
Como restaurar PC de fábrica pela BIOS?