Regas. A aceroleira precisa de regas diárias para se desenvolver bem e por isso deve ser plantada em períodos de muita chuva. Portanto, lembre-se de regar abundantemente a muda sempre que não chover.
A aceroleira começa a frutificar entre 1 . 8 a 2.0 anos quando oriunda de estacas e entre 2.0 a 2.5 anos quando proveniente de sementes (Couceiro. 1984). Em condic6es de irrigação a acerola inicia a produção por volta dos 6 a 7 meses do plantio (Rosa Júnior, 1994).
Compre um vaso, um adubo e terra de boa qualidade e preencha de terra em volta do torrão transplantado. Firme bem a muda com a ajuda de uma haste de madeira até que a muda/árvore se enraíze no solo. Assim que transplantada você deve fazer regas todos os dias.
Sabe aquela coceira ou irritação na pele quando colhemos as frutas da aceroleira? Pois então, isto ocorre porque seus galhos possuem em sua superfície acúleos urticantes, que nada mais são que espécies de pequenos apêndices epidérmicos que atuam como uma forma de autoproteção da planta contra ameaças externas.
O Nordeste brasileiro é a região que mais cultiva a acerolaManoa Sweet (4-43): produz frutos com coloração amarelo-avermelhada quando maduros. ... Tropical Ruby (9-68): tem os frutos idênticos aos da Manoa Sweet e pode atingir até cinco metros de altura.Hawaiian Queen (8E-32): deve ser conduzida a formar tronco único.
16 curiosidades que você vai gostar
O pé de acerola é uma árvore que pode alcançar até 4 metros de altura, quando plantados no solo. Para o plantio em vasos, a sua altura também é satisfatória, crescendo entre 2 e 3 metros em vasos grandes. Além disso, os seus galhos são finos, mas muito rígidos.
O plantio pode ser feito no chão ou em vasos com pelo menos 40 litros. Primeiro, é necessário fazer um dreno com pedras no fundo do vaso, evitando acúmulo e excesso de água.
A poda no pé de acerola é realizada uma vez por ano, no inverno, e é necessário cautela na hora de realizá-la para não atrapalhar a produção da fruta.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
Visita das abelhas
tarsata, e Epicharis, entre elas a Epicharis flava, visitam regularmente as flores de acerola para coletar principalmente o óleo floral e são os melhores polinizadores (Freitas et al.
A acerola normalmente concentra a frutificação no período de primavera e verão. Considerando que da floração à colheita do fruto decorrem apenas 21 dias, a acerola produz várias safras por ano, sendo que as variações climáticas influenciam bastante nos meses em que a safra se concentra.
Outras frutíferas que dão frutos em torno de dois a cinco anos são: laranjas, carambolas, goiabas, maçã, banana, pitanga, manga e graviola. Já existem outras frutíferas que demoram um pouco mais, entre quatro e seis anos para dar os primeiros frutos, como é o caso das cerejeiras doces e os pés de Mamão.
A acerola frutifica três a quatro vezes ao ano e há várias espécies, sendo comum encontrar no mesmo pomar plantas com hábitos de crescimento distintos, árvores que produzem frutos em cachos e isolados, com tamanhos, formatos e cores diferentes, fato este que não é interessante para a produção comercial, mas não ...
É importante remover galhos quebrados ou doentes porque eles retiram a força da planta e ainda atrapalham o acesso de luz e ar no interior da copa. Ao cortá-los logo acima de uma gema (pequeno nó), um novo ramo irá nascer. Para eliminar o galho todo, corte rente ao caule ou ao ramo maior.
Pense por que você quer podar a árvore.O motivo da poda influenciará a própria poda. Você pode podar de leve e remover pedaços de madeira morta sempre que quiser. ... Podar no inverno, por exemplo, fará com que a árvore cresça muito durante a primavera. Podar durante o verão diminuirá o crescimento do galho cortado.
NEVES et al. (2000) analisaram o sistema radicular de três cultivares de acerola em um Latossolo Roxo e verificaram que a profundidade efetiva do sistema radicular das três variedades variou de 0,50 a 0,69m, pois nesta profundidade foi encontrado 80% do sistema radicular das plantas analisadas.
Vaso Hércules 100 litros Preto 49cm x 62,9cm.
Plantio Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.
Plantas frutíferas em vasos: quais cultivar em apartamentosPitanga. Ornamental, rústica e fácil de cultivar. ... Jabuticaba. Quando plantada diretamente no solo, a jabuticabeira pode alcançar até os 10 metros. ... Limão. ... Amora. ... Acerola. ... Laranja Kinkan. ... Morango. ... Romã
10 espécies de frutíferas em vasosMorango. ... Pitanga. ... Limão-siciliano. ... Maçã ... Acerola. ... Lichia. ... Goiaba. Outra planta típica do Brasil, a goiaba também entra na lista de frutíferas em vasos! ... Romã Além de deliciosa, acredita-se que a romã traz boa fortuna para o lar!
Cultive você mesmo a sua acerola e tenha sucesso na sua investida! As variedades doces recomendadas comercialmente, são: - Manoa Sweet (4-43): produz frutos com coloração amarelo-avermelhada quando maduros. Esta variedade é recomendada para plantios caseiros.
Existem mais de 40 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil e as principais são Apodi, Cabocla, Cereja, Okinawa, Rubra e Sertaneja.
Qual os benefícios da fruta-do-conde?
Como ser credenciado Bradesco?
Como que é a festa junina na região Norte?
Como ser ativa nas redes sociais?
Como se come wasabi com sushi?
Como se classificam os versos quanto ao número de sílabas?
Como são classificados os atributos de Deus?
Como se separa a sílaba da palavra Paraguai?
Como deixar páginas espelhadas no InDesign?
Tem como organizar figurinhas WhatsApp?