Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo. Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, a abreviação irá até a consoante.
Esse processo se manifesta quando uma palavra é muito longa, pois forma novas palavras a partir da redução ou abreviação de palavras já existentes. Exemplos: pornô (pornográfico), moto (motocicleta), pneu (pneumático).
[Linguística] Processo em que palavras ou expressões são convertidas em outras menores, geralmente por abreviação, síncope, apócope etc.
A abreviação vocabular consiste na redução de uma determinada palavra, sem que isso lhe altere o sentido.
Como regra geral, é possível abreviar as palavras seguindo estes passos: Mantêm-se a primeira sílaba e a primeira letra da segunda sílaba, acompanhada do ponto abreviativo: ... Permanece o acento presente na primeira sílaba: ... Quando a segunda sílaba for iniciada por consoante, deve-se mantê-la na abreviatura:
25 curiosidades que você vai gostar
Essa é a linguagem usada por algumas pessoas que acessam a internet para simplificar e acelerar a digitação, facilitando o bate-papo em tempo real. É preciso se acostumar a essa linguagem.
ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo) Tic-tac: som do relógio. Toc-toc: som de bater na porta. Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.
As contrações e variantes de para: pra, prá, pro, etc. A forma reduzida da palavra para não deveria tornar-se "prá" (com acento), visto que as monossílabas tônicas terminadas em a são acentuadas: pá, vá, cá, má...?
...o que é hibridismo? Em biologia, híbrido é o ser originário do cruzamento de espécies diferentes. Em linguagem, palavras híbridas são compostas por elementos de línguas diversas, como é o caso de automóvel e televisão. Automóvel é “aquele que move a si mesmo”: auto (do grego = a si mesmo) + móvel (do latim).
Para telefone, use a palavra por extenso. A abreviatura (tel.)
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A formação de palavras tem diferentes processos de combinação de morfemas para formar novas palavras. Os principais processos de formação são a derivação e a composição.
Gírias e siglas mais populares no WhatsAppPPRT: Abreviação para “papo reto”. ... RS: Significa risos. ... TMJ: Abreviação de “tamo junto”. ... PDP: Significa “pode pá". ... SLC: Abreviação para “sê é loco”, uma adaptação de “você é louco”. ... SLK: Outra variação de "sê é loko".
Aglutinação e justaposição
Observe estes exemplos de justaposição: gira + sol = girassol. passa + tempo = passatempo. couve + flor = couve-flor.
"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".
O que é Pro:
Pro é na língua portuguesa a contração da preposição “para” e do artigo definido masculino “o”. No entanto, também pode ser interpretado como um prefixo a ser utilizado em diferentes contextos.
Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.
As onomatopeias são palavras que representam sons e ruídos que ouvimos. A onomatopeia se dá pelo uso de fonemas para tentar reproduzir aproximadamente esses sons, seja na fala, seja na escrita.
A onomatopeia é um recurso muito utilizado nas histórias em quadrinhos, porque reproduz na escrita os sons que existem ao nosso redor. Todos nós em algum momento já usufruímos da onomatopeia, figura de linguagem que tenta reproduzir os sons existentes na natureza.
Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.
Uma das regras fala sobre a abreviação dos nomes próprios. Ela diz que não se deve abreviá-los se o nome couber inteiro no local em que se vai escrevê-lo. Diz também, que na necessidade de abreviar um nome próprio, nunca abreviar o primeiro nome.
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
Como abreviar um nome muito grande?Manter o primeiro e ultimo nome;Abreviar os demais nomes (nomes do meio) com a inicial do mesmo;Colocar um ponto (".") após a abreviação;Impedir abreviatura caso haja: "de","da","do","das","dos";Somente a inicial do nome deve ser maiúscula;
Quais são as unidades do SI PARA tempo massa e comprimento?
Qual o conceito de memória RAM?
Como prepara banho de descarrego?
Quais os tipos de retroalimentação?
O que é um artigo de revista científica?
Quanto tempo dura a aposentadoria por incapacidade permanente?
Quanto ganha um motorista de aplicativo em portugal?
Como o lixo orgânico pode ser reciclado?
Qual o problema do lixo no Brasil?
Quanto tempo a radiação fica no corpo?
É normal não gostar de elogios?
Como se chama salsicha em Curitiba?
Como tirar auto ajuste do monitor?
Qual a cor do catarro da pneumonia?
O que é o artesanato e qual sua importância para nossa sociedade?
Qual o livro com menos páginas do mundo?