As orações subordinadas adjetivas reduzidas podem ter o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio. Vi a menina a chorar. (Vi a menina que chorava.)
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas Não se iniciam com um pronome relativo. Contêm verbos no infinitivo, gerúndio ou particípio. De acordo com as formas nominais usadas, as orações podem ser: reduzida de infinitivo, reduzida de gerúndio ou reduzida de particípio.
A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.
As orações reduzidas são, em geral, orações subordinadas que não se iniciam por conjunção subordinativa nem por pronome relativo, além de o verbo estar numa das suas formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio. ... Oração subordinada desenvolvida: Era preciso que usássemos máscara.
As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. Ex: Os jogadores de futebol, que são iniciantes, não recebem salários.
A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é: a) ( ) Lá no porto estava um navio que apitava. b) ( ) Gosto de ouvir os pássaros a cantar de tarde. c) ( ) Este é o cão treinado pelo meu filho. d) ( ) As crianças que brincam ao ar livre são mais felizes.
(Exemplo de oração adjetiva reduzida) São aquelas que agem de maneira a especificar ou restringir a ideia relacionada à expressão a que se referem, de maneira a demonstrar o sentido de particularidade. A caracterização que gera o sentido restritivo dessas orações se pauta na ausência de demarcação de pausas nas sentenças.
Contudo, essa oração não é introduzida por uma conjunção e apresenta seu verbo no infinitivo. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo.
Quais são as partes da potenciação?
Quanto tempo a comida faz efeito?
Qual o nome do peixe que se come cru?
Quem tem Cadastro Único tem desconto na conta de luz?
O que acontece quando o embrião não é visualizado?
Como transformar uma TV em Smart TV?
Quem é o recordista brasileiro dos 100 metros rasos?
Quem é o destinatário resposta?
Quais os sintomas de crise emocional?
Quais são os tipos de desenhos que existem?
Quanto paga de imposto representante comercial?
Qual o genótipo mais perigoso da hepatite C?
Quanto é que vale uma caloria?
O que são os jogos escolares da Juventude?
Quais foram os últimos resultados da balança comercial brasileira?
Pode tomar Anti-inflamatório antes de fazer cirurgia?
Quem usa o DIU de cobre ovula?