Recuperação de estol Pelo texto divulgado pela Airbus, o procedimento operacional padrão, adotado frente ao reconhecimento de qualquer indicação de estol, é desligar o piloto automático e colocar o nariz da aeronave para baixo, reduzindo o ângulo de ataque, para recuperar a sustentação.
Uma aeronave em situação de estol (stall, estolando) não está voando mas sim caindo. Isto acontece porque o ar descola da asa (deixa de passar por cima do extradorso de forma a gerar uma depressão e forme um vector de sustentação).
É uma perda da velocidade de voo, e em muitos casos, perda temporária da sustentação e do controle da aeronave.
Nos dois casos, a solução para sair da situação de estol é colocar o nariz do avião para baixo. Além de permitir que o ar passe novamente na parte superior da asa, o avião ganha velocidade e recupera a sustentação. Ao atingir uma velocidade segura, o piloto pode retomar o voo normal.
Durante uma curva acentuada, a velocidade de estol aumenta por causa do aumento da força G e a velocidade no ar diminui por causa do aumento do arrasto. Quando a velocidade no ar e a velocidade de estol se encontram, o avião entra em estol e dependendo da altitude as consequências podem ser fatais.
Em geral, o avião se desloca na proporção de três por um. A cada 1.000 pés que perde de altitude, os aviões se deslocam três milhas náuticas para frente. Para descer os 34 mil pés, o avião precisa de 102 milhas náuticas.
Para fazer o avião perder altitude, o piloto tem diversos recursos disponíveis. ... Ao baixar o nariz do avião, a aeronave desce mais rápido e ganha mais velocidade. Ao levantar o nariz, acontece o contrário. Com pouca potência, o avião perde mais rapidamente a velocidade e altitude.
Teoricamente, há duas maneiras de solucionar o Estol:
A velocidade de estol é determinada a partir do coeficiente de sustentação máximo da asa da aeronave. Com este coeficiente é possível determinar a velocidade mínima em que a força de sustentação consegue equilibrar o peso da aeronave. A condição de estol oferece um alto risco a segurança de voo. ...
Um estol de compressor é uma interrupção parcial do fluxo de ar em um motor a reação e é uma condição progressiva que, se não sanada, pode levar ao surge.
Como será o inverno 2020 no Rio de Janeiro?
Como iniciar uma partida de voleibol a equipe tem direito a quantos toques?
Como será o inverno na região Sudeste 2021?
O que é maquete como são representados seus elementos?
Como as transformações químicas podem ser representadas de um exemplo?
Quem gosta de chamar a atenção?
Como tampar a saída de água da caixa d'água?
Como é realizada a técnica de PCR em tempo real?
O que são superlativos e comparativos?
O que acontece quando uma cobrança vai para cartório?
Qual a verdadeira lenda do Saci?
O que é dinâmica de grupo em uma entrevista de emprego?
Como consertar rachaduras na parede com gesso?