O Rococó denota uma nova maneira de viver e sentir a arte. Os temas trazem cenas pastoris, festas galantes, traduzindo amor, sedução, erotismo e hedonismo (doutrina filosófica que faz do prazer o objeto da vida). Temas tratados de forma ligeira e superficial, com referência à deuses e a pequenos cupidos.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração. Algumas características da escultura Rococó: Utilizavam o mármore, porém davam preferência aos materiais que aceitam melhor as cores leves, como a madeira e o gesso; ... As criações são feitas em cores luminosas e demonstram espontaneidade.
A arte desenvolvida dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, convencional e aristocrática. Essa arte se preocupava em expressar somente sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica perfeita.
Os escultores do Rococó conseguiram retratar a expressão psicológica da natureza humana, sobretudo pelos efeitos de sombra que usaram para reproduzir com extraordinária beleza as pálpebras e os olhos, o que conferiu grande expressão e realismo a cada uma das obras realizadas.
Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.
O rococó se caracteriza por: Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas; Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas; Representação da vida profana da aristocracia; Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);
Características da arte rococó
Caracterizada pela utilização de curvas e pelo forte caráter decorativo, a arquitetura rococó apareceu como uma oposição aos excessos e às suntuosidades do barroco. Logo, ficou conhecida por sua natureza hedonista e aristocrática, manifestada com delicadeza e elegância.
Os principais materiais usados eram gesso, madeira e porcelana, este último especialmente para as esculturas de pequeno porte, utilizadas essencialmente como objetos decorativos. A representação do luxo, com elegância de delicadeza, é um traço bem típico das esculturas do Rococó.
Os traços mais marcantes do estilo Rococó são: era um estilo predominantemente decorativo. A pintura era mais voltada ao exercício da criatividade dos artistas e à representação do luxo, das festas e dos prazeres da vida humana.
QUESTÃO 06 O Rococó foi um movimento diferente dos demais movimentos artísticos dos séculos anteriores. Quanto às características do Rococó assinale a alternativa CORRETA: a) As cores do Rococó são exceção, pois acompanham as tendências de cores do barroco.
Como comemorar dia dos namorados a distancia?
O que levar na nécessaire feminina para escola?
Quantos climas existem no Brasil?
Quanto tempo leva para aumentar o score?
Quantos dias dura 5kg de arroz?
Quantos quilos é considerado efeito sanfona?
Quem pode ser preposto no juizado especial cível?
Qual a ordem de pagamento de precatórios?
Como saber a corrente da tomada?
Quem tem direito ao seguro desemprego 2022?
Qual o significado de sacerdotisa na Bíblia?
Quanto do PIB o Brasil investe em educação 2020?
Quem usa a bandana no braço Naruto?
Quanto ganha um consultor jurídico nos EUA?