As RPVs podem ser expedidas por uma vara federal ou estadual. No caso da vara federal, o saque é realizado diretamente pelo beneficiário na instituição financeira correspondente. Já, no caso da estadual, o recurso é disponibilizado ao Juízo requisitante, a quem caberá expedir alvará para a liberação do valor.
Após ser notificado, o órgão público tem o prazo de 60 dias corridos para efetuar o pagamento da quantia especificada na RPV. Com todas essas etapas concluídas, o autor da ação receberá o valor em forma de depósito judicial no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Se, por algum motivo ocorrer o atraso no pagamento de RPV, ultrapassando os 60 dias após notificação, o Juiz responsável por julgar o caso poderá solicitar o sequestro do valor integral da RPV das contas do devedor. Posteriormente ele solicita o repasse beneficiado por meio de alvará judicial.
A RPV deverá ser expedida pelo juiz que efetuou a condenação. Depois de expedida, deverá ser encaminhada ao representante do ente público que perdeu a ação e que é o responsável pelo seu pagamento. As Requisições de Pequeno Valor devem ser pagas em até 60 dias corridos, conforme a lei n.º 10.259, de 2001.
Precatório ou RPV? Descubra a diferença Ambos são requisições de pagamento dadas ao município, estado ou União, assim como a autarquias e fundações. A principal diferença entre os dois está relacionada ao valor estipulado para pagamento.
Como saber se uma pessoa com câncer está morrendo?
Quando for falar de mim fale das vezes que te ajudei?
O que dizer para pessoas interesseiras?
Como funciona a Lei de Maquila presente no Paraguai?
O que fazer para não ser uma pessoa estressada?
O que leva uma pessoa a tirar o visto por último?
Como funciona a Colônia dos Pescadores?
Como preparar o sal amargo para limpar o intestino?
O que é Licença-maternidade estendida?
Para que é bom sabonete de barbatimão?
Como funciona a lei de Joanna Maranhão?
Como faço para acessar o curso da Fundação Bradesco?