Leonardo da Vinci faleceu no Castelo de Cloux, Amboise, França, no dia 2 de maio de 1519. Foi sepultado no convento da Igreja de Saint Florentin, em Amboise.
Um dos maiores expoentes do Renascimento, movimento cultural, intelectual e artístico que representou a transição entre a Idade Média e a Modernidade, Leonardo da Vinci viveu seus últimos anos na França e provavelmente morreu de derrame cerebral aos 67 anos.
Leonardo Da Vinci fez por merecer o título de mais versátil artista de que se tem notícia. Pintor, desenhista, escultor, arquiteto, astrônomo, além de engenheiro de guerra e engenheiro hidráulico entre outros ofícios, cuja mente será sempre objeto de admiração.
Traz à tona este dilema – cru e cruel – diante do construído e abandonado. Se alguma vez fez algo por si foi por obsessão (e resistência). “Essa obsessão está aí, em Leonardo e em mim. É algo alheio a você.
Leonardo da Vinci tinha uma visão aristotélica do mundo, o que equivale a dizer que valorizava, acima de tudo, a investigação e a observação da natureza. As especulações sobre o envolvimento de Leonardo da Vinci com magia possivelmente têm origem no uso que ele fez de alguns símbolos pagãos em suas obras.
26 curiosidades que você vai gostar
Entre seus feitos estão o mapeamento da região – numa época em que mapas eram extremamente incomuns – e o desenvolvimento de tecnologias para abastecimento de água e defesa da cidade. Contudo, as maiores demonstrações de genialidade deixadas pelo renascentista foram os seus chamados “cadernos de notas”.
Leonardo da Vinci, reconhecido como um dos mais completos artistas de todos os tempos, era um pintor que, além de obras de artes, com pinturas muito famosas e mais reproduzidas pelo mundo todo, também utilizava sua genialidade e talento no ramo da medicina, engenharia, arquitetura e física.
O claro-escuro gera profundidade na obra. Os olhos de Mona Lisa aparentam se “mover” independentemente do ângulo em que o quadro é observado. Além disso, seu sorriso enigmático intriga o espectador por denotar um forte mistério.
Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um pintor italiano e um dos maiores gênios de seu tempo. A tela "Mona Lisa", verdadeira obra-prima, o notabilizou como um dos principais pintores da Renascença. Muitas de suas obras se perderam ou ficaram inacabadas.
Após sua carta, Leonardo da Vinci se mudou de Florença para Milão à serviço do duque como engenheiro, arquiteto, escultor e pintor. Sob sua patronagem, o artista criou a famosa obra "A Última Ceia", em 1495. Leia aqui a transcrição da carta (em inglês).
Cientista e inventor, Da Vinci foi um homem à frente do seu tempo e realizou consideráveis estudos nas áreas de anatomia humana, escultura, óptica, matemática, arquitetura, engenharia civil, entre outras. Ele nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, na Itália.
Da Vinci foi pintor, cientista, engenheiro e arquiteto, entre outras funções. Ele era filho ilegítimo de um tabelião, nasceu na cidade de Vinci, na região da Toscana, na Itália, em 1452. Morreu em Amboise, na França, em 1519. O gênio italiano nunca se casou, nem teve filhos, mas teve, pelo menos, 22 meios-irmãos.
Estudiosos italianos anunciaram hoje (21/06) a descoberta da primeira pintura do gênio Leonardo da Vinci. Datada de 1471, é uma obra feita em um ladrilho quadrado de terracota que retrataria o Arcanjo Gabriel, mas também seria um autorretrato de Da Vinci.
Disse Condivi que a primeira obra acabada de Michelangelo foi a pintura Santo Antônio Abade atormentado por demônios a partir de uma gravura de Martin Schongauer, tão bem feita que teria suscitado a inveja de Domenico.
Qual a temperatura ideal para esterilização?
O que fazer para evitar o câncer de próstata?
Como identificar se o verbo e transitivo direto indireto ou intransitivo?
Como fazer uma pequena redação?
O que fazer em caso de corte na cabeça?
O que mudou na Inglaterra após a Revolução Inglesa?
Quantas espécies de equinos existem?
O que levar na bolsa maternidade do bebê 2021?
Quando começa a correr o prazo para apelação criminal?