A prova de propriedade do bem imóvel se faz através da apresentação da escritura devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente ou, ao menos, com o contrato de compra e venda.
Trata-se da certidão de inteiro teor da matrícula, também chamada de “certidão de propriedade”, “certidão de matrícula” ou “certidão de registro”, que é a certidão emitida pelo cartório de Registro de Imóveis competente, que contém a cópia ou transcrição completa de todos os atos lançados na matrícula.
(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins que detenho a posse mansa e pacífica do imóvel onde resido, localizado à (rua), nº (informar) - (bairro), na cidade de (informar) - (UF), com área de (informar) metros ...
Se o intruso está apenas tentando ocupar o bem, estando o possuidor legítimo ainda na posse, nós temos a hipótese de se apresentar a ação de manutenção da posse, na qual o autor busca justamente ser mantido no imóvel. Já se o atacante conseguiu tomar posse do imóvel, a ação correta é a ação de reintegração da posse.
A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
Entre os documentos do seu imóvel, devem estar:
Isso acontece porque todo imóvel, para estar devidamente regularizado e no nome do proprietário, deve passar pelo registro imobiliário no Cartório de Registro de Imóveis. É importante que ele esteja registrado no próprio município em que o imóvel está localizado.
Hoje em dia esse documento não serve para muita coisa. Se com tempo de posse você for pedir usucapião a declaração não tem valor algum, vais precisar de uma Ata Notarial que apesar de paga é oficial e válida para todos os atos praticados com o imóvel, incluindo usucapião e negociação do IPTU em imóveis abandonados.
Cara Evelin. O procedimento é, literalmente, a invasão do terreno como já lhe disse antes. Parece meio gritante num primeiro olhar, mas sua única saída é essa, tendo em vista que só assim poderá tomar posse de imóvel que não está no seu nome no Cartório de Registros Imobiliários.
A decisão de investimento num terreno para a construção de um imóvel é o passo inicial no grande projecto que é construir uma habitação. O ComparaJá.pt criou para a Marcela Propriedades um guia com tudo o que precisa de saber se está à procura de investir num terreno para construção.
Deverá consultar este plano para compreender se o terreno que pretende adquirir se encontra classificado como Solo Urbano Urbanizado ou Solo Urbano Urbanizável. Caso o terreno se encontre classificado como Solo Rural, a construção não deixa de ser possível, mas serão necessários alguns procedimentos para que possa realizar obras de construção.
A localização do terreno é um dos pilares de todo o projecto de construção de uma habitação. O ideal é que o mesmo esteja já inserido numa zona com autorização para construção e que as infraestruturas básicas, tais como saneamento básico e linhas de tensão eléctrica, se encontrem facilmente acessíveis.
Como usar o creme clareador Teatrical?
Como tirar cashback do AME 2021?
Como colocar um PDF no Illustrator?
Como importar vinhos da Itália?
Como importar e vender vinhos?
Como instalar Pattern no Photoshop 2020?
O que acontece se Ligar os polos da bateria ao contrário?
Como activar archivos de un catálogo de Lightroom para câmbios?
Como saber se uma agência do INSS está aberta?
Como transferir dados de uma planilha do Excel para outra?
Quais as bases a base de água?
Como importar vinhos para o Brasil?
Como saber se a beterraba está boa?
Como abrir um arquivo no Google Earth?
Como descobrir se a velocidade é constante?
Como Importar do CAD para o Layout do SketchUp?