O corpo sente, aprende, se disciplina, se condiciona e expressa os conflitos emocionais da mente, corporificados nos tecidos celulares, refletidos na qualidade do tônus muscular, expressões faciais, ritmo respiratório, postura, tom de voz, etc.
A somatização pode acontecer quando nosso estado emocional está abalado e, então, nosso organismo responde a isso com sintomas físicos. Quando isso acontece com frequência é chamado de transtorno de somatização e, assim, você buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
O corpo e a mente são resultados, ou melhor, efeitos simultâneos da potência de agir dos seus respectivos atributos, a saber, Extensão e Pensamento, cujos modos estão subordinados as mesmas leis e aos mesmos princípios, ou seja, o corpo e a mente são isonômicos.
Ruborizamos, quando sentimos vergonha. Nossa respiração e batimentos cardíacos aceleram, quando estamos ansiosos ou amedrontados. Nesses casos, a conexão entre corpo e mente é logo reconhecida e percebida como natural. Entendemos que o efeito tem causa específica e o mal-estar se afasta, conforme a emoção é superada.
21 curiosidades que você vai gostar
Paz, calma, fé e alegria. Pensamentos positivos são essenciais para a nossa qualidade de vida e bem-estar, tanto físico quanto mental. Os bons sentimentos ajudam no intenso trabalho dos nossos principais órgãos, gerando mais força, ânimo e energia para o dia a dia.
A saúde mental afeta os sistemas: imunológico, prejudicando a imunidade e as defesas do organismo; endócrino, aumentando ou diminuindo a produção de certos hormônios; nervoso, interferindo na produção de neurotoxinas (relacionadas a doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer), entre outros problemas.
“Mente sã, corpo são”.
Ela quer dizer que o nosso corpo e mente estão conectados. Portanto, para ter saúde e qualidade de vida não basta apenas cuidar do aspecto físico: é preciso também cuidar das emoções e sentimentos.
A tensão extrema também pode provocar dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Por fim, nervosismo, ansiedade e estresse podem, ainda, provocar sintomas digestivos, como dor de barriga e sensação de queimação na boca do estômago.
Como criar conta no Zoom pelo notebook?
Como funciona o portão eletrônico de correr?
Qual a vantagem de fazer revisão na concessionária?
Como funciona a resolução de imagens?
O que é encargo de crédito rotativo?
Para que serve a roda de exercícios abdominais?
Onde ver perguntas do Instagram?
Como funciona o vale compras americanas?
O que fazer quando alguém da família está com depressão?
Como funcionam os rituais da umbanda?
Como melhorar a vida de uma pessoa deficiente?
Como citar a frase de alguém em uma redação?
Quantos anos de residência médica?
Como lidar com problemas de trabalho?
Como trabalhar o ciúme na educação infantil?
Quem tem direito ao Renda Básica?