Hipolabor ensina: 8 dicas para prevenir as doenças respiratórias
A exposição ao ar poluído associa-se ao aumento de morbidade respiratória por DPOC, que inclui aumento de sintomas respiratórios e diminuição da função pulmonar, sendo causa frequente de exacerbações que provocam visitas aos serviços de emergência ou hospitalização.
Lavar as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, manter os ambientes ventilados e utilizar lenço descartável para limpar o nariz ou ao tossir. Estas são algumas das medidas básicas para evitar a transmissão de doenças respiratórias como a gripe.
Confira dicas listadas pelos especialistas para evitar doenças respiratórias e cardiovasculares
Frutas cítricas: Goiaba, laranja, acerola, tangerina... Todas as frutas ricas em vitamina C turbinam a imunidade e previnem gripe, resfriado e infecção das vias respiratórias. Coma ao menos uma por dia. Linhaça: Atua como emoliente sobre as mucosas, aliviando sintomas de problemas respiratórios.
Os chamados materiais particulados são os principais responsáveis por atentar contra nossa saúde - são eles que sujam de cinza as fachadas de edifícios. No organismo, entram pelas narinas até o pulmão e, a partir daí, espalham-se pela corrente sanguínea e o corpo inteiro.
Os altos níveis de poluição atmosférica podem afetar drasticamente as funções orgânicas pulmonares e desencadear doenças respiratórias, como a asma e bronquite crônica. A poluição do ar também aumenta em grande número o risco de doenças cardiovasculares agudas, como o infarto, doenças arteriais e outras.
Confira dicas listadas pelos especialistas para evitar doenças respiratórias e cardiovasculares
Como evitar as doenças respiratórias no inverno
Na poluição estão presentes várias substâncias extremamente nocivas para o sistema respiratório, que podem causar um processo inflamatório na via aérea e reduzir a movimentação dos cílios que temos no revestimento de todo o trato respiratório.
Certas partículas, como poeira, fuligem, bolor, fungos, bactérias e alguns vírus, depositam-se nas vias aéreas e nas superfícies alveolares. Felizmente, o sistema respiratório possui mecanismos de defesa para sua limpeza e proteção.
Felizmente, o sistema respiratório possui mecanismos de defesa para sua limpeza e proteção. Somente partículas extremamente pequenas, com diâmetro menor do que 3 a 5 micra (0,000118 a 0,000196 polegadas) de diâmetro, penetram em profundidade nos pulmões.
Falta de ar, chiado no peito e tosse constante são alguns sintomas. Saiba como se prevenir. A poluição do ar representa atualmente o maior risco ambiental para saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são sete milhões de mortes por ano devido a problemas respiratórios causados por poluentes, como asma e o câncer de pulmão.
Como ligar o microfone no Xbox One S?
Pode usar corante lipossolúvel em chantilly?
Qual lado do papel alumínio para assar carne?
Como solicitar o cancelamento de uma DCTF?
O que deve constar no pedido de concreto para a concreteira?
Como calcular o valor nominal de um título?
Como se escreve 234 em símbolo egípcio?
Como manter o equilíbrio ao plantar bananeira?
Como ligar o cabo auxiliar no rádio?
O que são o realismo e o idealismo em filosofia?
Como andar de forma silenciosa?