Como produzir brotos comestíveis em casa
Compre sementes. Use apenas sementes orgânicas não tratadas ao cultivar brotos. Você irá precisar de uma colher de sopa (15 ml) de sementes para cada 13 cm² de espaço do recipiente. Escolha um recipiente com uma superfície dura que você possa esterilizar como, por exemplo, de plástico duro com tampa.
O ideal, de acordo com Cardoso, é consumir em sua forma mais natural possível. Uma forma de fazer isso é adicioná-los em saladas, sanduíches e sopas, por exemplo. Também é possível incluí-los em sucos e farinhas para diversos usos, como bolos, tortas, pães etc.
Na Naturitas, você pode comprar sementes para germinar de uma grande variedade de espécies: alfafa, brócolis, alho, erva-doce, chia, soja verde ... Se consumir legumes é saudável, tomar brotos é ainda mais porque eles combinam todos os nutrientes das sementes com as fibras e os benefícios dos brotos.
broto de alfafa
Entre os brotos comestíveis, o broto de alfafa merece um destaque especial, pois além de ser extremamente saboroso (diferentemente do vegetal em si), é pouco calórico.
Coloque de 2 a 3 colheres (sopa) de grãos (grão-de-bico, trigo), leguminosas (feijão, lentilha) ou sementes (girassol, gergelim, linhaça) em um vidro esterilizado de boca larga. Acrescente água filtrada até que fiquem todos submersos. 2. Deixe de molho por uma noite ou, no mínimo, por oito horas.
Já ouviu falar do broto de brócolis? Assim como o broto de feijão, ele tem chamado a atenção por suas propriedades. Tal qual o nome já explica, trata-se do broto do vegetal crucífero mais querido. Assim como o brócolis em si, seu broto também é altamente nutritivo e está associado, por exemplo, à prevenção do câncer.
E a produção de brotos para a alimentação humana se enquadra perfeitamente dentro dessa nova mentalidade. Os brotos mais comercializados são os de feijão moyashi, também conhecido como feijão mungo-verde; seguido pelos de alfafa; de trevo; e de rabanete.
Os brotos são alimentos altamente nutritivos, em cuja produção não se utiliza nenhum tipo de adubo ou de defensivo. Por isso, são produtos totalmente naturais, que utilizam apenas as reservas armazenadas nas sementes para germinarem e alcançarem o tamanho necessário para serem consumidos.
Alguns grãos que podem ser germinados e transformados em brotos comestíveis: todos os cereais (milho, trigo, cevada, aveia), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), sementes de frutas e verduras, entre outros. Pode haver diferença no tempo de germinação de cada semente, mas o processo, em geral, é o mesmo.
Feito isso, você deve cobrir cerca de 30% do recipiente com a semente escolhida. Não se esqueça de lavá-las bem antes de dar início à germinação. Complete o restante do recipiente com água filtrada e cubra-o com um pano para que não haja entrada de luz, o que faz com que os brotos fiquem verdes antes da hora.
Como Wolverine recupera suas garras?
Como registrar Técnico de Segurança do Trabalho no MTE?
Como o Super Choque virou o Super Choque?
Como a Rue de Jogos Vorazes morre?
Como melhorar o sentido do paladar?
Como é transmitido o sinal wireless?
Onde se registra o balanço patrimonial?
Como Zeke virou o titã bestial?
Quais são os sinônimos de calmo?
O que aconteceu com o bebê Yoda?
É possível alterar o CNAE do MEI?