Ocupação adequada do solo é a maneira mais correta para diminuir a turbidez das águas naturais contribuindo assim, para a diminuição de custos e qualidade do produto final, água potável. Os padrões recomendam mantê-la igual ou inferior a 1 mg.
A turbidez é a medida da dificuldade de um feixe de luz atravessar uma certa quantidade de água, conferindo uma aparência turva à mesma.
Turbidez – É a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU.
O Filtro de Carvão Activado (CA) é a forma mais comum de tratamento para remover a cor da água. Junto com a remoção de cor, este tratamento convencional é projetado para absorver partículas e contaminantes orgânicos na água que podem resultar em maus sabores e odores.
Uma água é designada por água dura quando apresenta propensão à formação de sais insolúveis. Pelo contrário, uma água que apresenta teores reduzidos de sais diz-se macia. A dureza da água varia geograficamente, dada a natureza geológica dos terrenos que a água atravessa e com os quais tem contato.
Alguns especialistas apontam que a presença de partículas sólidas responsáveis pela turbidez pode “proteger” determinados micro-organismos, facilitando a sua proliferação. E ainda águas túrbidas podem estimular o crescimento desses micro-organismos, alterando as propriedades organolépticas da água para consumo.
incolor
A água potável deve ser preferencialmente incolor, inodora e possuir sabor agradável ao paladar. Partículas de origem orgânica, tais como ácidos húmicos e fúlvicos, e de origem mineral tais como resíduos industriais, compostos de ferro e manganês são algumas das responsáveis pela coloração de águas naturais.
Após chuvas fortes, as águas dos mananciais de superfície ficam turvas, graças ao carreamento dos sedimentos das margens pela enxurrada. A presença desses materiais (em grande quantidade) faz com que ocorra o aumento da turbidez, ou seja, quando os valores ultrapassam os valores máximos permitidos – temos assim a turbidez excessiva.
Quando se utiliza de uma filtração adequada, pode-se alcançar níveis ainda menores, que chegam a 1NTU ou menos. Conforme fora descrito, não se pode atribuir unicamente os níveis de turbidez à qualidade da água. Entretanto, a turbidez pode estar diretamente relacionada à presença de micro-organismos patogênicos à saúde.
Nos mananciais de água para abastecimento, a turbidez irá interferir na desinfecção da água, pois o material em suspensão pode conter organismos e dificultar a ação do desinfetante. Outra consequência seria a formação de lodo extra nas estações de tratamento.
Qual a carne de primeira mais barata?
É obrigatório ter citações no TCC?
O que quer dizer candidato não interpôs recurso?
Quem cuida da infraestrutura da cidade do estado e do país?
Como se divide o Código Penal?
O que é preciso para ser um bom profissional na saúde?
Qual o bairro mais populoso de Itapema?
O que é o crime de esbulho possessório?
Quem venceu a batalha da titanomaquia?
Qual a flor mais cara do Brasil?
O que acontece quando os embargos de declaração não são acolhidos?
Qual o objetivo de jogos em sala de aula?