A doença do carrapato é grave e pode até matar o pet, principalmente quando o tutor demora para levá-lo ao médico-veterinário. Assim, usar produtos carrapaticidas na forma de comprimidos, coleiras, sprays ou pipetas é a maneira mais segura de prevenir a babesiose e a erliquiose canina.
De forma geral, o tratamento para a doença do carrapato costuma durar entre 3 a 4 semanas para os cães na fase aguda e até 8 semanas para os animais na fase crônica. Animais em situação grave devem receber atendimento de suporte, como fluidoterapia para corrigir desidratações e transfusões sanguíneas para os cães que sofrem com hemorragias.
As temperaturas mais altas e a umidade do verão favorecem a reprodução de carrapatos. Com isso, o número de cães contaminados com Erliquiose – a doença do carrapato – também cresce. Em muitos casos, a doença do carrapato pode ser bastante severa – inclusive fatal. No entanto, o tratamento para ela costuma ser bastante simples.
Para falar da doença do carrapato em cachorros, o ideal, na verdade, seria falarmos em 'as doenças dos carrapatos', já que esses parasitas hematófagos que se alimentam de sangue não transmitem um patologia específica, se não várias.
A severidade dos sintomas da doença do carrapato vai depender da suscetibilidade racial, idade do animal, alimentação, de doenças concomitantes e da virulência da cepa infectante. Após a mordida do carrapato contaminado, a Erlichia entra no organismo do pet, atingindo as células do seu sistema imunológico.
O que é uma jaqueta corta vento?
Quanto tempo dura a recuperação de um transplante de coração?
Qual o melhor curso de inglês online 2021?
Quem tem pressão baixa tem problema cardíaco?
Quais metais conduzem eletricidade?
Qual tipo de procuração para venda de imóvel?
O que é marketing de conteúdo como planejar o marketing de conteúdo?
Quantas vezes tem que pentear o cabelo por dia?
Quanto tempo o celular tem que ficar no arroz?