Se tais advérbios conectivos ocorrerem noutra posição na oração, usam-se sempre entre vírgulas: 3) «Pode enviar nova versão; a publicação, contudo, ficará atrasada.» Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.»
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
4) Introduzir uma explicação, um resumo ou consequência do que acabou de ser dito: Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc.
A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. ... Por esta razão, estas orações são antecedidas de pausa na oralidade e de vírgula na escrita.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Use vírgula nas enumerações. ...
Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
Use vírgula para separar o aposto. ...
Para separar o vocativo.
24 curiosidades que você vai gostar
Quando usar a vírgula
1- Separar elementos com a mesma função sintática. Substantivos do sujeito composto: ...
2- Separar orações intercaladas. ...
3- Separar orações adjetivas explicativas. ...
4 - Separar expressões explicativas. ...
5 - Separar conjunções. ...
6 - Isolar o vocativo. ...
7 - Isolar o aposto. ...
8 - Isolar datas.
Quando NÃO usar a vírgula:
1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Como conjunção adversativa, o “mas” é utilizado quando o locutor quer expor uma ideia contrária a que foi dita anteriormente. Exemplo: Sou muito calmo, mas estou muito nervoso agora. Nesse caso, ela possui o mesmo sentido de: porém, todavia, contudo, entretanto, contanto que, etc.
Também é um advérbio na língua portuguesa e pode ter diferentes significados, de acordo com o contexto em que for inserido. Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.
como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa: O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista.
- Para anunciar uma enumeração. Por Exemplo: Os convidados da festa que já chegaram são: Júlia, Renata, Paulo e Marcos. - Antes de orações apositivas.
Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo
Informa algo e/ou características que já foram mencionadas anteriormente. Exemplos: Maria abriu mão do que mais gostava: assistir televisão. Mas foi recompensada com aprovação no vestibular.
Os dois-pontos são utilizados antes:
do discurso direto;
de uma enumeração;
de uma citação;
de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;
de informações importantes como observações, notas e exemplos;
de orações apositivas;
do vocativo inicial de comunicações.
Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
exemplificando;
por exemplo;
isto é;
tal como;
em outras palavras.
Uma exemplificação deve ser extraída de um fato real, que deve ser analisado e estar coerente ao assunto abordado. Tornando possível chegar a uma reflexão que se tornará um bom argumento.
conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Atenção: más é a forma plural do adjetivo “má”. Ela é muito má (boa). Elas são más (boas).
...
MÁS: adjetivo
As atitudes deles eram extremamente más.
As atitudes deles eram extremamente boas.
As madrastas foram consideradas más.
As madrastas foram consideradas boas.
2 - " Mais" pode atuar como pronome ou advérbio de intensidade, opondo-se geralmente a "menos". Por exemplo: Ela fez mais trabalhos durante o ano. A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo.
O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.
Pontuação
Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
Parênteses ( ( ) ) ...
Ponto de Exclamação ( ! ) ...
Ponto de Interrogação ( ? ) ...
Vírgula ( , ) ...
Ponto e vírgula ( ; )
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!
Ponto (.): pausa de longa duração que indica o final do período e é usado em abreviações. Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. ... Vírgula (,): pausa leve na leitura, a vírgula separa termos dentro do mesmo período.
Apesar de não ser o foco, é necessário citar que os dois pontos também possuem uma função na linguagem matemática. Tal sinal representa a operação da divisão. Como exemplo podemos citar a operação “100:2 = 50”. Da mesma forma que o sinal “+” representa a soma, o “:” representa a divisão.
O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.
Quais os benefícios da couve para o estômago?
Como dispensar um processo seletivo?
Onde tomar vacina da gripe em Olinda?
O que são as circunstâncias preponderantes Quais são elas?
Como saber se a melatonina está baixa?
Como preparar uma parede velha para pintar?
Quanto é o salário de um patologista?
Para que serve o top coat Volia?
Qual o segredo da rosa encantada?
Qual a capacidade de um transformador?
Qual site que faz resumo de texto?
O que a anestesia faz com o corpo?
Quais os nomes que a capital do Egito teve?
Como se dá a tutela coletiva no Brasil?
Qual melhor exercício para dor lombar?
Por que os trabalhadores e as pessoas mais pobres são os mais prejudicados quando a inflação sobe?