O olho humano se comporta como uma câmara escura de orifício, onde a luz entra pela íris, e o orifício central é a pupila. Ao penetrar a pupila, a luz chega à região oposta chamada de retina, onde a imagem é formada. Essa imagem, assim como na câmara escura, é invertida.
Câmara Escura de Orifício e o Olho Humano. A câmara escura de orifício é um experimento clássico onde nos comprova a trajetória retilínea da luz e ao mesmo tempo nos mostra como o raio de luz chega dentro de nossos olhos projetando a imagem de um objeto dentro das paredes do olho (retina).
Formação da imagem no olho humano A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, essa imagem é enviada ao cérebro pelo nervo ó p tico.
Acontece que nas máquinas fotográficas atuais, assim como em nossos olhos, as imagens que se formam têm as mesmas características daquelas obtidas com a câmara escura: todas estão de cabeça para baixo e têm o lado direito e o esquerdo invertidos, quando observadas por trás do anteparo.
A princípio e de forma bem simplificada, o olho humano pode ser considerado um instrumento óptico, pois é constituído por uma lente biconvexa (o cristalino ), que fica situada na região anterior ao globo ocular. No fundo do globo ocular, está a retina, que é sensível à luz e serve de anteparo para as imagens. As sensações luminosas, após serem ...
O que fazer quando aparecem larvas no arroz?
É possível colocar fogo na água?
Como se livrar de um chato no whatsapp?
Como sair do painel 3D do Photoshop?
O que é bom para tirar energia negativa do corpo?
Como evitar o estouro do furúnculo?
Quanto usar de Anti-mofo no panetone?
Tem problema comer feijão com caruncho?
Como acabar de vez com baratas em apartamento?
Como usar bit.ly no Instagram?
O que fazer para perder gordura do quadril?
Precisa baixar antivírus no Windows 10?
Como usar máquina virtual Linux?