As propostas de arte efêmera ampliam os horizontes da obra de arte ao serem realizadas em espaços não institucionais, como ruas, praças e parques; e ao utilizarem materiais diversos, como terra, folhas, detritos etc. Valem-se, muitas vezes, do corpo do artista e do público.
A ARTE EFÊMERA POSSUI COMO CARCTERÍSTICA TRANSITORIEDADE, ela é passageira. O tempo é colocado em questionamento. A arte efêmera pode durar instantes, com uma performance ou uma apresentação única, ou pode deixar de existir por sofrer com as mudanças do tempo, o que ocorre com obras expostas em espaços abertos.
A arte efêmera é uma manifestação que compõe a arte contemporânea. ... Além disso, esse estilo valoriza a experiência e a atuação do público em relação à proposta artística. Em outras palavras, muitas vezes, a arte efêmera depende de interação e da resposta de seus espectadores para existir.
Arte efêmera é um conceito curatorial utilizado para denominar instalações, happenings e performances que não têm pretensão de ser perenes e se opõem às formas mais tradicionais da arte, como a pintura ou a escultura. ... A arte efêmera nega a ideia de duração e cristalização dos objetos artísticos.
Resposta: Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que produz obras voltadas para a sustentabilidade. Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografia.
Desse modo, os artistas nacionais começaram a produzir suas peças utilizando recursos de computadores. ... Nesse período, outras expressões artísticas também ganharam destaque, como a arte conceitual e arte efêmera, que também apresentavam alto teor político, promovendo a reflexão por meio de suas peças.
A arte efêmera é criada a partir de objetos perecíveis, assim, a obra tem pouco tempo de duração, mas ela acontece por meio de registros. Podemos então afirmar que a obra não acaba com o material, ela permanece através dos registros que podem ser feitos por meio de fotografia, vídeo ou texto.
Arte efêmera é todo tipo de arte que não é permanente, ou seja, não perdura através dos tempos. São exemplos dessa arte os grafites, as esculturas em areia ou gelo, os coloridos tapetes de flores construídos nas ruas em celebrações religiosas, as instalações construídas para exibições momentâneas etc.
Suas características são a transitoriedade, a curta vitalidade ou a passageiras rápida é instantânea que só existem no ato em si, na obra instantânea. Caso sejam filmadas ou fotografadas para arquivos (novas execuções audiovisuais), a mesma saem do contexto de efêmero.
Só é possível porque temos um elemento universal, um elemento que permanece. Este elemento é a criatividade, e junto com ela, inclui-se valores éticos e estéticos. Pois o que está no manual, pode vir a ser transitório.
Quais são as fases do movimento cubista?
Como descobrir o termo de um binômio?
Como se caracteriza o método Pilates Solo *?
Por que devemos respeitar as diferenças entre as pessoas?
Como se caracterizam os povos que viviam no território brasileiro em 1500?
O que é estado líquido exemplos?
Como autor caracteriza o Estado Absolutista qual seria sua função?
Como se fala Diogo em italiano?
O que aconteceu com o autor do Pequeno Príncipe?
Como Wolverine morre nos quadrinhos?
Como se caracterizam a economia e a sociedade das colônias inglesas do sul?
Como um autônomo pode se organizar?
Como eram as casas dos primeiros habitantes no Brasil?
Como auxílio do Atlas Geográfico disponível na escola insira no mapa político?