A pessoa deve saber em que direção nasce o sol (leste). A partir daí é possível posicionar o braço direito em direção ao sol, a parte frontal da pessoa corresponde ao norte, automaticamente o sul se encontra atrás e, consequentemente, o oeste encontra-se na direção do braço esquerdo, na qual o sol se põe.
Os meios de orientação são vários: o Sol, a constelação do Cruzeiro do Sul (no hemisfério sul), a bússola. Entretanto, para utilizar qualquer um deles, é preciso conhecer os pontos cardeais, que são à base desses meios de orientação. Os pontos cardeais são quatro: norte, sul, leste e oeste.
Olhando de frente para o Sul, atrás de você estará o Norte, à direita o Oeste, e à esquerda o Leste. Cuidado! Não adianta prolongar o braço da cruz até o horizonte, pois você não encontrará o Sul. O que você deve fazer é medir quatro vezes e meia a partir do pé da cruz e, aí, descer para o horizonte onde estará o Sul.
Os Pontos Cardeais são pontos de orientação no espaço terrestre os quais estão relacionados com a posição do sol. O sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte e se põe ao entardecer, no lado oposto. Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste.
Durante o século XV, seu uso foi amplo. Estrelas como a Polar (Polaris, ou formalmente: alpha Ursae minoris), localizada na constelação da Ursa Menor, serviam como um guia para os viajantes localizarem o norte, especialmente na ausência de bússolas.
A orientação pelos astros e estrelas é uma maneira primitiva de orientação geográfica. Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.
Use um dos métodos de usar estrelas como referência para ajudá-lo. Determine o ângulo em graus entre a posição de Polaris e o horizonte norte. A forma mais precisa para fazer isso é com um quadrante ou sextante, que permite que você leia o ângulo na parte curvada.
Existe uma maneira simples de orientação que não requer a utilização de nenhum tipo de instrumento, é a observação da posição do sol, serve para se situar na cidade, no campo ou nas florestas. É possível se orientar sem possuir em mãos instrumentos de orientação como bússola, GPS, mapas entre outros.
As três estrelas no meio, Alnitak, Alnilam e Mintaka, representam o cinturão de Orion e também são conhecidas como as Três Marias. No Hemisfério Norte, Orion é visível principalmente no inverno e início da primavera, mas pode ser visto à noite no outono ou antes do nascer do sol no verão.
Como usar ácido muriático no piso?
Como Descascar camarão seco rápido?
O que fazer para restaurar o casamento?
Pode limpar a ponta do ferro de solda com Bombril?
Como resetar o aparelho da SKY?
Como restaurar o Windows 10 pelo modo de segurança?
O que estudar Faltando 2 semanas para o Enem?
O que devo saber antes de viajar para a Disney?
Como restaurar o padrão de fábrica do PS4?
Como se preparar para ser mãe de primeira viagem?
Como fazer o celular voltar a funcionar depois de cair na água?
Como se faz um inventário florestal?
Como é o TAF da Polícia Civil?
Como recuperar PDF apagados do celular?
Como negar uma proposta de parceria?
Como os quimiorreceptores controlam a ventilação?
Como reparar o Windows 8 pelo Prompt de Comando?