Se a energia é transferida para um sistema como trabalho, a energia interna do sistema aumenta e τ é positivo. Se a energia é deixa o sistema como trabalho, a energia interna do sistema diminui e τ é negativo.
Dessa forma, podemos dizer que quando o sistema recebe calor, ele pode variar a energia interna e/ou realizar trabalho. ... Com isso podemos definir que um determinado gás realiza trabalho quando seu volume aumenta (T positivo). Quando seu volume diminui, o trabalho é realizado sobre o gás (T negativo).
Quando a pressão exercida sobre o sistema não for constante, o trabalho poderá ser calculado pela área do gráfico de pressão em função do volume (P x V).
W representa a quantidade de energia transferida do sistema para a vizinhança por trabalho e Q representa a quantidade de energia transferida da vizinhança para o sistema por calor. Por isso: ... Q > 0: a energia por calor passa da vizinhança para o sistema. Q < 0: a energia por calor passa do sistema para a vizinhança.
A transferência de calor de um corpo para outro pode ocorrer por meio de três formas: radiação, condução e convecção. O calor é um tipo de energia que pode ser transferido de um corpo para o outro quando há diferença de temperatura entre eles.
Para o calcular o trabalho de uma força devemos utilizar a fórmula T = F x d, em que:
O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor.
Assim como para os sistemas mecânicos, o trabalho do sistema será dado pelo produto da força aplicada no êmbolo com o deslocamento do êmbolo no cilindro: Assim, o trabalho realizado por um sistema, em uma tranformação com pressão constante, é dado pelo produto entre a pressão e a variação do volume do gás.
Uma maneira de determinar a quantidade de energia transferida, na forma de calor, é medir a temperatura do sistema antes ( T1) e depois ( T2) de ele receber energia e calcular sua variação ( ΔT ):
A quantidade de energia recebida na forma de calor ( ΔQ) está associada a uma variação na temperatura ( ΔT ), condicionada pela capacidade térmica ( C ), Chegamos, assim, a uma nova expressão para o calor específico: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Para entendermos melhor como o calor e trabalho são trocados com o ambiente vamos considerar como sistema um gás. Imagine que este gás confinado em um recipiente cilíndrico totalmente isolante, que não permite a troca de calor com o meio externo.
Ouvir: Cálculo do calor transferido. Calculando o calor transferido Em nossos estudos vimos que calor é a energia em trânsito, ou seja, é a energia que se transfere de um corpo para outro. Sabemos também que se colocarmos em um recipiente isolado dois corpos com temperaturas diferentes, com o passar do tempo eles terão temperaturas iguais.
É possível fazer estágio a distância?
O que significam as estrelas de um hotel?
Como se dá o controle da glicemia?
Onde ocorre a maior reabsorção de água?
Como é a temperatura do corpo dos répteis?
Qual é a características do clima temperado?
O que é fechamento do ducto arterioso?
Quais são as etapas do extravasamento de leucócitos?
Como ocorre o equilíbrio Ionico?
Como ocorre a expansão da infraestrutura das cidades?
O que é equilíbrio químico e como ocorre?
Como ocorre o drible no jogo de basquete de cadeiras de rodas *?
Como ocorre o processo de maritimidade?
Como é feito o exame de medicina nuclear?
O que é etnocentrismo e como ele ocorre?
Como se dá o processo de endurecimento da cal?
O que é preciso para montar uma fábrica de iogurte?
Como ocorre o equilibrio iónico *?