Características dos sais
OF2 é um sal pq o oxigênio é menos eletronegativo que o flúor. Óxido é um composto binário (formado por dois elementos) dos quais o oxigenio é o elemento mais eletronegativo.
Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.
Os sais são compostos iônicos, têm sabor salgado e são sólidos. ... 2 - Os sais têm sabor salgado. 3 - Os sais reagem com ácidos, com hidróxidos, com outros sais e com metais. 4 - Ao reagir com um ácido, dão origem a outro sal e a outro ácido, se o ácido formado for mais volátil que o empregado na reação.
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Os óxidos de sódio, potássio e lítio possuem caráter básico, pois eles apresentam caráter iônico, em que os metais Na, K e Li têm “carga” +1. Conforme você pode observar abaixo, ao reagir com água, eles originam uma base, e ao reagir com ácido, eles originam um sal e água: Óxido básico + água → base.
* Sal básico ou hidroxissal: Formado pela reação entre base forte e ácido fraco. O ânion desses sais que são provenientes do ácido fraco sofre hidrólise em meio aquoso e origina íons hidroxila (OH-), tornando o meio básico (pH > 7). * Sal ácido ou hidrogenossal: Formado pela reação entre ácido forte e base fraca.
Óxidos neutros: Estas substâncias não reagem com água, ácido ou base. Exemplo: CO e NO. Óxidos anfóteros: Possuem esse nome por possuírem caráter dual, ou seja, reagem tanto com ácido quanto com base originando como produto sal e água.
Os mais conhecidos são: o cloreto de sódio (sal marinho) e carbonato de cálcio (mármore e calcário). Os óxidos são substâncias que se caracterizam pela presença de oxigênio ligado a outro elemento químico, ou seja, é um composto binário onde um dos elementos é sempre o oxigênio (O).
Lembrando que quando necessário (geralmente nos óxidos moleculares) a valência do elemento é indicada por prefixo (mono, di, tri) ou de números romanos. Por exemplo: Neste caso utilizamos o prefixo “tri” para indicar que são necessários três átomos de oxigênio para formar um óxido com o enxofre (S).
Nomenclatura dos óxidos. A nomenclatura dos óxidos é feita através da palavra óxido seguida do nome do elemento mais eletropositivo presente. Lembrando que quando necessário (geralmente nos óxidos moleculares) a valência do elemento é indicada por prefixo (mono, di, tri) ou de números romanos. Por exemplo:
Onde fica a extensão do Firefox?
Como limpar o sofá de tecido com vinagre?
O que fazer para aliviar dor pós treino?
Como desbloquear apresentação de slide?
Qual produto devo usar para limpar ouro?
O que é sustentabilidade econômica social e ambiental?
Como rejeitar o aditamento do novo FIES?
O que fazer quando o Netflix não abre na TV LG?
Como acabar com a ansiedade em minutos?
Como relaxar o esfíncter externo?
Como aliviar crise de ansiedade na hora?
Como pedir para ligar a luz Enel?
Como instalar a extensão do Sigef?
É importante passar a calcinha?
Como reclamar uma cobrança indevida do Uber?
Quanto tempo demora para religar a internet Oi?