A questão mais importante colocada à Filosofia da Linguagem é a relação linguagem-realidade, pois, com efeito, saber como a linguagem é capaz de significar coisas, ou seja, referir-se à realidade, é o problema fundamental de qualquer filósofo quando busca pensar a realidade através de proposições.
Segundo Moscovici (1984), no processo de construção das representações, os conceitos e as ideias são transformados em linguagem, o que faz corresponder os objetos do mundo às palavras, e dão corpo a um processo de categorização da realidade como fonte de consciência da vida social coletiva.
O significado da palavra depende do jogo de linguagem em que está sendo usada. ... Só adquire significado se tiver um contexto de uso. Assim, a frase não diz nada porque ainda não se tem informação sobre o seu uso específico. A frase só tem significado quando é usada para dizer alguma coisa.
Inglês
Alemão
Ludwig Wittgenstein/Idiomas
A relação da linguagem com a filosofia e com a Antropologia Filosófica estabelece-se naturalmente, ou seja, quando o ser humano se dá conta da sua capacidade de falar, ele percebeu que poderia re- gistrar seu pensamento e sentimento daquilo que vivencia.
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais.
A linguagem, segundo estudiosos, é uma função inata que permite ao indivíduo simbolizar o seu pensamento e decodificar o pensamento do outro. Através dela facilita-se a troca de experiências e conhecimentos, interferindo na percepção da realidade.
Wittgenstein chama todas essas diferentes atividades de “jogos de linguagem”. O termo jogo de linguagem refere-se a qualquer uma das muitas e variadas atividades de uso da linguagem em que nos envolvemos, e serve de comparação à falsa idéia de que a linguagem tem uma única estrutura lógica subjacente.
A linguagem é a expressão de tudo o que é, e Aristóteles a estuda onde quer que apareça, pois é só através de seu exame que a "realidade"* pode ser examinada. Aristóteles examina o suporte bioló- gico da função lingüística quando, estu- dando os diferentes sentidos e seus ór- gãos, fala da voz como um som ouvido.
Conclui-se afirman- do-se que para Wittgenstein a linguagem funciona em seus usos, não cabendo, portanto, indagar sobre os significados das palavras, mas sobre suas funções práticas.
A linguagem é o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Trata-se de um processo de interação. Qualquer conjunto de signos ou sinais é considerado uma forma de linguagem.
Eu não poderia, porém, saber se uma frase é ou não verdadeira se ela não correspondesse à estrutura do mundo, ou seja, a ordem das coisas no mundo. Mas como a linguagem pode representar a estrutura do mundo? Para Wittgenstein isso só seria possível se existisse uma correspondência entre o mundo, o pensamento e a linguagem.
Com a difusão da informática, surgiu também a linguagem digital, que usa combinações numéricas para construir sites, aplicativos e jogos on-line. É por meio da evolução da linguagem digital que podemos também armazenar, traduzir e transmitir informações usando computadores smartphones e outros meios eletrônicos.
Na medida em que a criança se desenvolve e aprende sobre os indivíduos, linguagem e objetos de forma simultânea, logo em seguida esse se modifica devido à linguagem que sofre algumas influências de outras aquisições. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Como escreve a palavra chegou?
O que quer dizer estar gamado?
O que significa abundância pessoal?
Qual é a língua oficial do Cazaquistão?
Qual é o correto gratuito ou gratuito?
Como é que se escreve no em inglês?
Qual o significado da palavra Bayern?
Como se diz dedo anelar ou anular?
É correto escrever todas as Segundas-feiras?