No âmbito dos PCNs, a transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e de sua transformação (aprender na realidade e da realidade).
De acordo com artigo apresentado, a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) deve permitir ao estudante compreender questões diversas, tais como cuidar do planeta, a partir do território em que vive; administrar o seu dinheiro; cuidar de sua saúde; usar as novas tecnologias digitais; entender e respeitar ...
A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.
A maneira como introduzir tais temas pode dar-se pelas condições do professor para colocar em prática o que determina os PCNs. O trabalho desenvolvido a partir dos temas transversais pelos PCNs tem seu foco nos seguintes temas: - Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo.
Eles fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido em 1999, os quais não constituem uma imposição de conteúdos a serem ministrados nas escolas.
A transversalidade consiste em contextualizar os conteúdos e resgatar a memória dos acontecimentos, interessando-se por suas origens, causas, consequências e significações, ampliando as possibilidades do aluno de se tornar um cidadão leitor.
Como a transversalidade é aplicada na educação? A educação escolar precisa ser acompanhada de reflexões relacionadas às questões sociais, por isso é importante que as instituições de ensino apresentem conteúdos por meio de textos e de livros que geram a aprendizagem transversal, de maneira que envolva os alunos em diálogos e debates.
Os temas transversais são obrigatórios na escola, os TCTs atuam dentro da Base Nacional Curricular Comum podem ser adotados em temáticas presentes no cotidiano das pessoas. O professor pode desenvolver um trabalho em sala de aula falando sobre como usar o dinheiro, como cuidar do meio ambiente, como adotar a empatia com os outros, etc.
Termo que, na educação, é entendido como uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas. O conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica, quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir ...
O s temas transversais são importantes porque permitem que os alunos construam um pensamento crítico, consigam fazer uma reflexão sobre o meio social e os valores na sociedade.
Como usar o aranto para o câncer?
O que é equilíbrio emocional no trabalho?
Como habilitar Planilha de previsão no Excel?
Para que serve o remédio NOEX budesonida?
Como instalar e ativar uma placa de adaptador de rede?
Como desbloquear o cartão online do Santander?
Como deixar a casa dos pais sem sofrer?
Como faço para usar o teclado virtual?
Para que serve Matricaria chamomilla?
Como usar as fitas do Missal Romano?
Como usar o Megalizz alinhamento termico sem formol?