Ossos planos ou laminares: possuem fina espessura e comprimento e largura equivalentes. Como exemplo, podemos citar os ossos do crânio. Ossos irregulares: não apresenta uma forma geométrica definida. Como exemplo, podemos citar as vértebras.
Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.
O viscerocrânio, o esqueleto facial, possui 15 ossos que o formam, sendo que alguns são pares e outros são ímpares. Como pares, temos as maxilas, os ossos zigomáticos, palatinos, nasais, lacrimais e as conchas nasais inferiores. Já os ímpares são apenas três: a mandíbula, o etmoide e o osso vômer.
A coluna vertebral é formada por 33 vértebras, sendo 24 pré-sacrais (cervicais, torácicas e lombares), cinco vértebras sacrais e o cóccix, que é formado por quatro vértebras.
Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux) e são tipicamente de tamanho pequeno (como dois feijões). Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Algumas pessoas podem tê-los separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido.
Esfenoide: É um osso irregular ímpar que fica localizado na base do crânio antes dos temporais e da porção basilar do osso occipital. Parietal: É um osso par, sendo responsável por formar o teto do crânio. Seu formato é chato e apresenta duas faces, quatro bordas e quatro ângulos. Temporal
Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Assim temos as seguintes classificações: Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares. Os ossos longos apresentam duas extremidades, ...
Veja no quadro abaixo os principais ossos do neurocrânio: Apresenta uma perfuração grande e oval responsável por permitir a comunicação do cérebro com o canal vertebral. É um osso irregular ímpar que fica localizado na base do crânio antes dos temporais e da porção basilar do osso occipital.
Anatomia do crânio Ossos do crânio: neurocrânio e viscerocrânio. O crânio é separado por três partes, que são neurocrânio, viscerocrânio e ouvido médio. Conheça abaixo cada uma delas. Neurocrânio. O neurocrânio corresponde à
Como tirar fotos profissionais com o celular Samsung?
O que fazer com os pontos acumulados no cartão de crédito?
Como tirar boa nota em Matemática?
Como funcionam os jogos da PSN Plus?
Como colocar linhas de grade no AutoCAD?
Quando se inicia a residência médica?
Pode bater a graviola com a semente?
Como funciona o oxigênio no aquário?
Como tirar os aplicativos da tela inicial do Samsung?
Como funciona respirador portátil?
Como tirar borracha grudada em tecido?
Como buscar parcerias no Instagram?
Como voltar a ser morena após fazer luzes no cabelo?
Quanto gasta um pressurizador de água?
Como tirar o barulho do rack de teto?
Como usar as resistências do forno elétrico?