Na legislação brasileira, os diferentes tipos de deficiência estão categorizados no Decreto nº 5.296/2004 como: deficiência física, auditiva, visual, mental (atualmente intelectual, função cognitiva) e múltipla, que é a associação de mais de um tipo de deficiência (BRASIL, 2004).
São alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. As deficiências físicas mais comuns são: Paraplegia: perda total das funções motoras.
Há dois tipos, as que já nascem com o indivíduo, e as adquiridas por motivos de doenças, acidentes etc. As deficiências se encontram alocadas em cinco grandes grupos: visual, auditiva, mental, física e múltipla. Havia um problema sério de segregação a um tempo atrás.
A deficiência física pode ter várias etiologias, entre as principais estão os: fatores genéticos, fatores virais ou bacteriano, fatores neonatal, fatores traumáticos (especialmente os medulares).
Pode ser considerada uma deficiência física motora todas as condições que façam com que as pessoas tenham dificuldades ou estejam impossibilitadas de realizar algum movimento específico.
A deficiência visual é a mais comum entre os brasileiros e atingiu 35,8 milhões de pessoas em 2010, seguida pela deficiência motora (13,3 milhões), auditiva (9,7 milhões) e mental ou intelectual (2,6 milhões).
As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.
Ouvimos muito os termos paraplegia e tetraplegia, mas os tipos de deficiência física vão além disso. A deficiência nem sempre é de nascença, pode ser resultado de um acidente, amputação e de muitos outros fatores que nem imaginamos.
Dependendo da área do cérebro afetada, a pessoa com deficiência física pode apresentar também dificuldades na aquisição da linguagem, na leitura, na escrita, na percepção espacial e no reconhecimento do próprio corpo. Este tipo de deficiência pode ter um carácter congénito, quando já nasceu com a pessoa, ou adquirido ao longo da sua vida.
No caso de jovens e adultos, a deficiência física pode ocorrer após uma lesão medular, aneurisma, acidente vascular cerebral ou outros problemas. Uma das doenças que já foi a maior causa de deficiência física no Brasil é a paralisia infantil (poliomielite) que atualmente está erradicada, graças às campanhas de vacinação e à tomada de
Por isso há que se conhecer a fundo o assunto: os tipos de deficiência, as causas, os fatores de risco, conhecer sobre as necessidades dos adultos e crianças com deficiência, saber tudo sobre educação inclusiva, dentre outros tópicos.
Qual o valor de uma Magnum 357?
Porque João Batista foi pregar no deserto da Judeia?
Como termina o ensino médio com uma prova?
Quais os benefícios do transporte público para o meio ambiente?
Qual foi os dividendos pagos pelo Banco do Brasil?
Quantos meses pode tomar o Bravecto?
Porque os pássaros estão cantando de madrugada?
Quanto tempo o A10s demora para descarregar?
Quanto tempo dura uma parada respiratória?
O que é hermenêutica jurídica?
Quais os tipos de escova para alisar o cabelo?