A gestão do conhecimento pode ser definida em seu sentido mais amplo como o processo de criar, compartilhar, usar e gerenciar o conhecimento de uma organização. Esse conceito se refere a uma abordagem multidisciplinar para alcançar os objetivos organizacionais por meio das melhores práticas do uso do conhecimento.
De uma forma prática, essa estrutura é composta por ações de planejamento, organização, gerenciamento e controle que auxiliam ideias e projetos inovadores dentro das empresas. A concretização de tudo que é proposto durante o desenvolvimento de uma solução inovadora, depende diretamente da gestão da inovação.
No contexto de uma empresa, uma inovação é uma ideia que foi implantada e pode ser explorada com sucesso. Ela deve gerar algum retorno para a organização, seja aumento de faturamento, redução de custos, melhoria nas condições de trabalho, entre outras.
Por isso, para uma boa Gestão da Inovação, é possível usar de eventos e palestras para educar e fomentar diferentes pensamentos em pessoas que são envolvidas no processo de ter ideias para a inovação. Você pode levar para a sua empresas pessoas de fora, com uma visão externa, para educar seus colaboradores.
Para ser considerado dessa forma, é preciso que a ideia que for implementada tenha: viabilidade, demanda de mercado e que gere valor de fato ao público-alvo. A gestão da inovação é a estrutura que permite que todas as ideias e processos inovadores sejam aplicáveis em uma organização.
Na gestão da inovação nas organizações, como isso depende da formação de uma cultura de inovação, trata-se de um processo que leva algum tempo para se consolidar e gerar bons frutos. Mas, certamente, vale a pena inovar nos negócios para fazer sua empresa crescer e se manter competitiva.
A gestão de inovação nas empresas é importante para evitar a estagnação sistêmica das organizações e virar o foco para a sustentabilidade empresarial. A sustentabilidade, segundo a ONU, tem três pilares: econômico, social e ambiental.
O ciclo da gestão da inovação vem desde a identificação da oportunidade, percepção da ideia com bom potencial criativo, passa pela efetiva e eficaz implementação e encerra-se na geração de valor, que deve ser percebida pelas partes interessadas. Essa sequência caracteriza um processo inovativo.
Como são as casas australianas?
Como se chama a Fênix irlandesa?
Como geralmente estavam divididas as sociedades na época em que o Estado foi criado?
Como restaure as permissões corretas nos diretórios de dados da pesquisa do Windows?
Quantas partes se divide o software?
Qual é o coletivo de grupo de vereadores?
Como é chamado o filho de um duque?
Como se chama o jogador de badminton?
Como lidar com enteado mal educado?
Tem como recuperar uma atividade no Strava?
Como redirecionar uma porta para outra?
Como reduzir a desigualdade dentro dos países?
Como redirecionar emails do Outlook para outra conta?
Como as pessoas se vestem na Tanzânia?
Quando usar a vírgula no inglês?
Qual o produto para tirar acidez do leite?
Qual é o teste para descobrir se uma hipótese e científica ou não?