Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Quanto ao número de ventre muscular São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
Músculos Superficiais: localizados logo abaixo do tecido epitelial, por exemplo, os músculos do rosto e do pescoço. Músculos Profundos: localizados no interior do corpo humano, por exemplo, nos órgãos.
Curtos: localizados nas articulações onde os movimentos possuem pouca amplitude, por exemplo, os músculos da mão. Largos: estão localizados nas paredes das grandes cavidades, por exemplo, no abdome e no tórax.
Músculos profundos do pescoço
Classificação dos músculos. Os músculos podem ser classificados didaticamente de acordo com a sua estrutura, a sua função e as suas características de contração. De acordo com as suas características de contração, os músculos podem ser: Voluntários, quando a sua contração é coordenada pelo sistema nervoso, que é influenciado pelo desejo da pessoa;
Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos Quanto a forma do músculo e disposição das fibras: A função do músculo condiciona sua forma e arranjo de suas fibras. De maneira geral, o músculo têm fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida pelo músculo.
A partir dos grupos musculares descritos acima, eles ainda podem ser classificados levando em consideração alguns critérios. Com isso, os músculos esqueléticos podem ser divididos a partir da origem e inserção, ação, função, forma e arranjo das fibras e, por último, pelo número de cabeças.
Nos músculos longos é comum a presença de convergências das fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, fazendo com que na parte média o músculo apresente maior diâmetro que nas extremidades, característica que o denomina como fusiforme, estes são muito frequentes nos membros superiores.
Como preparar a palha de milho?
Como tingir tecido algodão cru?
Como organizar a lancheira escolar?
Como funciona fusível de vidro?
Como funciona a criolipólise 360?
Tem como jogar Sueca com 2 pessoas?
Como forçar resolução no Linux?
Como é o funcionamento da lâmpada de LED?
Quais os critérios para participar do Fome Zero?
Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito?
Como funciona o Google Drive para empresas?
Como operar mercado futuro de bitcoin?
Quanto tempo dura o sensor do FreeStyle?
Quantos planetas O Sol ilumina?