A intertextualidade pode ser classificada conforme sua relação com o texto fonte, isto é, se aparece de forma direta (explícita) ou indireta (implícita). ... Explícita: os leitores identificam a intertextualidade de forma rápida por elementos e relação direta estabelecida com o texto fonte.
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. ... Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia.
Intertextualidade explícita: nota-se logo o intertexto na superfície textual, ou seja, geralmente há citação da fonte original; Intertextualidade implícita: não se encontra de imediato o intertexto aplicado, ou seja, é necessária maior atenção do leitor, uma vez que não aparece a citação do texto-fonte.
Referência explícita ou implícita que um texto faz de outro pré-existente. Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.
Paródia e paráfrase simbolizam dois tipos de intertextualidade, isto é, são recursos que criam diálogos entre textos distintos, dando origem a um novo texto embasado em um texto-fonte. ... Paródia e paráfrase são recursos usados na literatura, artes, plásticas, música, cinema, escultura, dentre outros.
A intertextualidade é um recurso linguístico que faz o diálogo entre duas ou mais obras utilizando um texto-fonte como referência. Um autor utiliza um recurso intertextual quando ele traz elementos de outras obras para dentro da sua, estabelecendo uma relação entre elas.
Quais são os tipos de intertextualidade? A intertextualidade pode ser expressa sob diferentes formas, como vimos anteriormente. Os tipos mais comuns são: Alusão: recurso que faz referência a elementos presentes em outros textos de forma indireta, ou seja, por meio de características simbólicas.
A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.
Segue abaixo alguns exemplos de intertextualidade na literatura e na música: Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue alguns exemplos de intertextualidade.
Qual a relação entre interdiscursividade e intertextualidade? A intertextualidade está no plano material, acontece entre duas obras que já foram feitas, isto é, já estão materializadas. A interdiscursividade, por sua vez, está no campo das ideias , no mundo dos pensamentos e da abstração.
Como sacar o FGTS emergencial passo a passo?
Qual é a época de plantar ervilha torta?
Como saber se estou com a coluna torta?
Como se pode diferenciar os conceitos de ser igual ou ser diferente?
Quanto tempo dura uma celulite infecciosa?
Como emitir Darf Carnê-leão 2021?
Como fazer uma senha de 6 dígitos do Caixa Tem?
Como emitir guia GRT Detran RJ?
Como pagar boleto atrasado Bradesco?
O que é modo indicativo Brainly?
Como identificar corretamente um caule?
Como gerar receita para o condomínio?
Como Pode-se dizer que uma expressão está escrita na forma de notação científica?
Como se planta um dente-de-leão?