Não havendo consenso, há o rompimento provisório de relações entre os dois. Com inveja de Miranda, que possui condição social mais elevada, João Romão trabalha ardorosamente e passa por privações para enriquecer mais que seu oponente. Um fato, no entanto, muda a perspectiva do dono do cortiço.
João Romão enriquece às custas de sua obsessão pelo trabalho de comerciante, mas também por intermédio de meios ilícitos, como os roubos que pratica em sua venda e a exploração da amante Bertoleza, a quem engana com uma falsa carta de alforria.
na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo tais como: a pobreza, homossexualidade, o contraste entre a cultura do brasileiro e a do português imigrante, a escravidão. Abordaremos essas temáticas de modo a expor a visão crítica do autor sobre os problemas sociais da época em que vivia.
No cortiço, a vida é simples e dura. Grande parte do enredo retrata a vida de seus moradores e de seus envolvimentos. Rita baiana é uma mulata de grande carisma e que conhece todos os moradores da habitação coletiva. De natureza sedutora, teve um envolvimento com Firmo e mais tarde, com o português Jerônimo.
Embora vivesse com Bertoleza, escrava supostamente alforriada, João Romão, à medida que ia enriquecendo, pensava em se casar com Zulmira, filha de Miranda, a fim de adquirir melhor condição social.
João Romão também explora seus empregados em busca de seu enriquecimento pessoal. Além disso, mantém um relacionamento discreto com a escrava fugida Bertoleza, que o ajuda não só a conquistar suas posses, como ainda o auxilia em todas as suas tarefas do dia a dia, sem descanso.
O Cortiço é considerado o melhor representante do movimento naturalista brasileiro. As principais características do Naturalismo seriam a animalização das personagens e, consequentemente, a ação baseada em instintos naturais, tais como os instintos sexuais e os de sobrevivência.
Linguagem objetiva, aos moldes do discurso científico; Descrição de personagens com características animalescas e sensualizadas; Linguagem simples e objetiva; Crítica aos valores moralistas da época.
Os principais são: João Romão: taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador. Bertoleza: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.
Ao descobrir a traição de João Romão, Bertoleza se suicida, deixando o caminho livre para o ex-amante.
Qual a melhor música sertaneja de todos os tempos?
É normal o piercing sangrar no primeiro dia?
Quais são os elementos de um gene?
Qual a medida de uma platibanda?
Quantos anos tem a peste negra?
Quem é mais forte Big Mom ou Kaido?
Como desativar o fb por algum tempo?
Como ver saldo do CPF na nota?
Quais são os tipos de sociedade para a sociologia?
Como saber se estou indo bem na terapia?
Quantos metros de profundidade o ser humano pode mergulhar?
Como saber se uma tartaruga Jabuti morreu?
Como achar a referência de uma citação?
Quais os tipos de concentração de empresas?
Pode usar vestido midi em casamento à noite?
Quais os principais princípios que regem as parcerias Público-privada?